quinta-feira, 26 de setembro de 2019

NUTRICIONISTA


O nutricionista é um profissional de saúde que desenvolve ações no âmbito da atenção dietética e/ou segurança alimentar, destinadas tanto a um indivíduo como a um grupo populacional.

QUAL É A FUNÇÃO DE UM NUTRICIONISTA? 
O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida. A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular.

O QUÊ O NUTRICIONISTA TRATA? 
Este profissional da saúde, de nível superior, trabalha com educação alimentar, ensinando boas práticas alimentares para que as pessoas alcancem objetivos específicos como tratar e prevenir doenças, emagrecer ou melhorar a performance esportiva – sempre buscando promover uma melhor qualidade de vida e a saúde física.

O QUE FAZ UM NUTRICIONISTA? 
De forma resumida, o nutricionista elabora planos alimentares para indivíduos ou grupos de indivíduos a partir de um diagnóstico nutricional. 


As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. E o profissional que pode apoiar esse processo é o Nutricionista, pois está apto a elaborar um planejamento alimentar para suprir a necessidade de nutrientes para cada indivíduo.

O Nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo. Ele pode atuar em diversas áreas, desde a prescrição de dietas para indivíduos até o acompanhamento de atletas profissionais, passando por pesquisa, marketing e muito mais. 



1. NUTRIÇÃO CLÍNICA 
O atendimento clínico é realizado individualmente. O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

A análise de saúde é feita através de medições de peso, altura, quantidade de gordura e massa muscular. O nutricionista solicita exames bioquímicos, como exames de sangue e urina, para complementar sua análise. Além disso, o nutricionista faz uma série de perguntas ao paciente para investigar o histórico familiar de doenças, seus hábitos alimentares e qual é o seu estilo de vida (se costuma se exercitar, se trabalha em escritório, se o trabalho exige força física, etc.).

Através desta análise, o nutricionista pode estabelecer uma dieta específica para cada paciente, seja para fins estéticos ou para adequar a alimentação em função de algum problema de saúde (diabetes, obesidade, cardiopatias etc.). Caso o paciente esteja fazendo algum tratamento de saúde (seja em casa ou internado em hospital), o nutricionista acompanha este paciente, prescrevendo e adequando sua dieta para cada fase do tratamento.

O nutricionista promove a educação alimentar, orienta o paciente sobre como combinar os alimentos, o que deve ser priorizado na alimentação e o que deve ser evitado. Esta educação alimentar permite ao paciente fazer suas próprias escolhas e montar seu cardápio conforme suas necessidades.

Como nutricionista clínico, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios ou realizando atendimento domiciliar.



2. NUTRIÇÃO COLETIVA 
Enquanto a nutrição clínica trata do indivíduo, a nutrição coletiva cuida da saúde de um grupo de pessoas. Neste caso, o nutricionista pode atuar em restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais ou na área de vigilância sanitária.

Em restaurantes e cozinhas industriais, o nutricionista é responsável por definir o cardápio a ser servido. Além disso, ele acompanha todo o processo de preparo das refeições e orienta os colaboradores a manipular os alimentos de forma correta.

O nutricionista cuida da ESTOCAGEM DOS ALIMENTOS, define o local adequado para armazenar cada produto e verifica as condições dos equipamentos de estocagem (geladeiras, estufas etc.).



Também faz parte de seu trabalho AVALIAR e SELECIONAR os FORNECEDORES, além de fazer um controle das mercadorias recebidas, indicando data de recebimento e fornecedor. Este controle de recebimento é importante para, se necessário, rastrear a procedência dos alimentos. 

Após o término do preparo do cardápio, o nutricionista deve recolher e armazenar uma pequena amostra de cada um dos alimentos já prontos. Essa amostra será destinada à análise no caso de algum cliente adoecer ou reclamar de algum problema de saúde.

O nutricionista deve estar atento à LEGISLAÇÃO vigente sobre estocagem e manuseio de alimentos, é o profissional responsável por definir os procedimentos dentro de uma empresa, adequando-os conforme a lei. Isto significa definir a temperatura da geladeira, cobrar o uniforme correto dos colaboradores, definir cronogramas de limpeza de equipamentos, cuidar da estocagem dos alimentos, entre outras atividades.

Como Vigilante Sanitário, o nutricionista fiscaliza os estabelecimentos que lidam com alimentos para garantir a qualidade dos serviços. 




3. NUTRIÇÃO ESPORTIVA 
A nutrição esportiva é voltada para pessoas que realizam algum esporte ou atividade física e tem como objetivo melhorar o desempenho físico dos atletas e otimizar a recuperação pós-exercício.

O nutricionista esportivo pode realizar atendimentos individuais ou cuidar do interesse de um grupo de pessoas (atuando em clubes e academias).

No caso do atendimento individual, o nutricionista prescreve uma dieta ao atleta conforme o seu objetivo e o esporte ou atividade física praticada. É bastante comum equipes esportivas terem um nutricionista exclusivo para definir o cardápio dos atletas, atendê-los individualmente e acompanhá-los durante as competições.

4. NUTRIÇÃO PARA INDUSTRIA DE ALIMENTOS 
Em uma indústria de alimentos, o nutricionista controla a qualidade dos alimentos produzidos e acompanha todo o processo de produção.

É ele quem orienta os colaboradores no que diz respeito à higiene (que tipo de uniforme devem usar, quais produtos podem ser utilizados para limpar os equipamentos) e manuseio dos alimentos.

O nutricionista é responsável por elaborar o conteúdo nutricional que será impresso nas embalagens dos produtos, bem como elaborar informes técnico-científicos sobre os alimentos.

5. MARKETING NUTRICIONAL
No marketing nutricional, o profissional faz uma análise do produto, identificando o público-alvo, e define a melhor maneira de informar o consumidor sobre a importância nutricional daquele produto.

O nutricionista tem como finalidade destacar o produto através do seu valor nutricional. Ele pode, por exemplo,  enfatizar que determinado alimento é rico em fibras, está livre de sódio etc.

O nutricionista pode também auxiliar na elaboração de materiais informativos e campanhas publicitárias.

6. PESQUISA CIENTÍFICA 
Na área de pesquisa, o nutricionista pode desenvolver novos alimentos ou pesquisar sobre os efeitos que determinado alimento exerce no organismo do ser humano. Ele pode realizar seu trabalho em laboratórios, indústrias alimentícias, institutos de pesquisa e universidades. 


PORTANTO VALE A FRASE:

"Somos o que comemos" !!

Leia mais sobre Frutas  

HISTÓRIA DO ENSINO DA NUTRIÇÃO NO BRASIL

Em 24 de outubro de 1939, durante o Estado Novo (Decreto nº 10.617 do Interventor Federal Dr Adhemar Pereira de Barros), foi criado o curso de formação de nutricionistas o qual exigia para seu vestibular prioritariamente os formados no curso de educador sanitário do Instituto de Higiene de São Paulo, formados em curso de farmácia, e os formados no Instituto Profissional Feminino do Estado de São Paulo, nos cursos de auxiliar de alimentação e educação doméstica. Este primeiro curso de nutricionistas é o embrião de todos os cursos que existem atualmente no Brasil.

O curso tinha duração de um ano em tempo integral, sendo ministrado no Instituto de Higiene, fundado em 1918, atual Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

O reconhecimento da profissão como de nível superior ocorreu em 1962 pelo então Conselho Federal de Educação (CFE), órgão do Ministério da Educação, estabelecendo também o primeiro currículo mínimo e fixação da duração de três anos para a formação de nutricionista no país.




E Aí, Gostou De Descobrir O Que Faz Um Nutricionista? 

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário com nossa Nutricionista de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

Fonte: Wikipedia

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 


Acesse nosso Facebook 

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 


Agende sua consulta: 
Tel. Marcação Consultas: 3502-0455 
Cel. Comercial - (21) 98777-0454





terça-feira, 24 de setembro de 2019

CLINICA GERAL



A Clínica Geral ou Clínica Médica, é uma área da Medicina que trata doenças agudas e crônicas, fornece cuidados preventivos e tratamentos, bem como, educação em Saúde para os pacientes. 

Um Clínico Geral, também é chamado de Generalista. 

A consulta desta especialidade, aborda na prática, a história da doença do paciente, a realização de exame físico e outros de natureza laboratorial ou de imagem, para firmar um diagnóstico e assim, tratar o quadro apresentado pelo paciente.  

Espero que esta síntese atenda às suas necessidades. 

Fonte: Dr. Eduardo de Lacerda 


QUAL A DIFERENÇA ENTRE CLÍNICA MÉDICA E CLÍNICA GERAL? 

Clínica médica, no Brasil também conhecida como Medicina Interna, é a especialidade médica que trata de pacientes adultos, atuando principalmente em ambiente hospitalar. 


O QUE É O CLÍNICO GERAL? 

O Clínico Geral é o profissional responsável por servir à comunidade, auxiliar na prevenção e cura de doenças. 

O QUE FAZ UM CLÍNICO GERAL? 

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. 


O QUE É UMA CLÍNICA MÉDICA? 

É o espaço médico que trata de pacientes adultos, atuando também principalmente em ambiente hospitalar. Inclui o estudo das doenças de adultos, não cirúrgicas, não obstétricas e não ginecológicas, sendo a especialidade médica a partir da qual se diferenciaram todas as outras áreas clínicas. 


QUAL É A ESPECIALIDADE DE UM MÉDICO CLÍNICO GERAL? 

O Clínico Geral é o profissional responsável por servir à comunidade, auxiliar na prevenção e cura de doenças.

Um Clínico Geral tem um conhecimento aprofundado dos órgãos, sistemas e aparelhos do corpo humano, faz diagnósticos, pede exames, prescreve medicamentos e realiza cirurgias. 

QUAL O OBJETIVO DA CLÍNICA MÉDICA? 

É propiciar a recuperação dos pacientes para que alcancem o melhor estado de saúde física, mental e emocional possível, e de conservar o sentimento de bem-estar espiritual e social dos mesmos, sempre envolvendo e capacitando-os para o auto cuidado juntamente com os seus familiares, prevenindo doenças e danos, visando o bem estar da comunidade. 

No Brasil, o especialista em clínica médica deve cumprir, além do curso de Medicina, dois anos de Residência médica em Clínica Médica.





E Aí, Gostou De Descobrir O Que Faz Um Clínico Geral? 

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário com nosso Clínico Geral de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

Fontes: 
Wikipedia

MENSAGEM DE RODAPÉ

Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não 

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Agende sua consulta: 
Tel. Marcação Consultas: 3502-0455 
Cel. Comercial - (21) 98777-0454





terça-feira, 17 de setembro de 2019

ANGIOLOGIA


O QUE É?

Angiologia é a utilidade médica que se ocupa do tratamento clínico das doenças que acometem vasos sanguíneos (artérias e veias) e vasos linfáticos, como varizes, aneurismas e obstruções arteriais. Atua em conjunto com a cirurgia vascular que se ocupa do tratamento cirúrgico das ditas doenças.

No Brasil, como em Portugal, as duas abordagens, clínica e cirúrgica, são realizadas por uma especialidade unificada que leva o nome de "Angiologia e Cirurgia Vascular". Mas em muitos países, como a França, a Angiologia faz parte da Cardiologia (Doenças do coração e dos vasos) e a cirurgia vascular trata só das situações cirúrgicas. Neste caso, o Eco Doppler vascular fica a cargo do cardiologista/angiologista o que liberta o cirurgião vascular e lhe permite concentrar-se nos inúmeros casos que requerem uma cirurgia.




VOCÊ SABE O QUE FAZ UM ANGIOLOGISTA ?

Esse médico especialista em problemas que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos, é muito importante para a manutenção da sua saúde, prevenir doenças e evitar complicações.

Assim, com o intuito de esclarecer melhor a atuação desse profissional, separamos as informações relevantes sobre patologias que ele trata, a importância de marcar uma consulta e sinais de que já está na hora de procurar um angiologista.

DE QUAIS ESPECIALIDADES O ANGIOLOGISTA É RESPONSÁVEL ?

A Angiologia é a especialidade médica responsável por cuidar dos vasos do sistema circulatório, o que inclui as artérias, as veias e também o sistema linfático. Essas estruturas são fundamentais para o bom funcionamento geral do organismo. Os vasos sanguíneos transportam o sangue para todos os tecidos, órgãos e membros do corpo e, assim, abastecem o corpo com oxigênio e nutrientes necessários para a sobrevivência.

Já o sistema linfático atua especialmente na área imunológica, e a linfa — nome do líquido orgânico presente — é um derivado do sangue composto por proteínas, lipídios e glóbulos brancos, que são as células de defesa.

Desse modo, o angiologista é o especialista que vai detectar e tratar doenças circulatórias ainda na fase inicial, além de aplicar medidas de prevenção como alimentação e hábitos de vida mais saudáveis para evitar a necessidade de intervenções cirúrgicas.

Diferentemente do cirurgião vascular, que realiza métodos invasivos para tratar problemas circulatórios, o médico especializado em Angiologia atua apenas na parte clínica. No entanto, esses dois profissionais trabalham em conjunto para fechar um diagnóstico mais completo e definir o melhor tratamento.


QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS DOENÇAS QUE ESSE ESPECIALISTA TRATA ?

Separamos as principais doenças que acometem o sistema circulatório e que são diagnosticadas e tratadas pelo médico angiologista. Descubra quais são elas!

» VARIZES
As varizes são uma doença que acontece nas veias responsáveis pelo transporte de sangue rico em gás carbônico, dos órgãos e membros para o coração e pulmões. Essas estruturas são responsáveis pelo retorno sanguíneo e têm elevada elasticidade para cumprir essa função.

O que acontece, no entanto, é que com o envelhecimento, as veias sofrem dilatações e o trabalho de fazer o sangue retornar se torna ineficiente. Nesse contexto, há o acúmulo sanguíneo em alguns pontos e se formam as varizes.

» ANEURISMA 
O aneurisma também é uma dilatação que, ao contrário das varizes, acontece nas artérias — estrutura responsável por transportar o sangue rico em oxigênio para os tecidos. Essa condição é desencadeada por fatores de risco como a hipertensão arterial, e a sua principal complicação é o rompimento do vaso, que pode acontecer no cérebro e na aorta, por exemplo.

» VASCULITE 
A vasculite consiste em uma inflamação dos vasos que acomete tanto as veias como as artérias, o que interfere na função dessas estruturas e diminui a velocidade do transporte sanguíneo. Dependendo da região em que ocorre, principalmente quando o problema está em órgãos vitais, ela pode desencadear consequências graves para a saúde.

» ATEROSCLEROSE
Decorrente do acúmulo de placas de gordura nos vasos do sistema circulatório, a aterosclerose é uma doença que evolui progressivamente e provoca a obstrução da passagem sanguínea, o que pode levar o paciente a óbito. É dessa condição, inclusive, que costumam ocorrer os infartos, doença caracterizada pelo rompimento da artéria coronária, vaso que leva sangue ao músculo cardíaco.

» ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL 
Outra doença que ocorre devido a aterosclerose, nesse caso em artérias do encéfalo, é o Acidente Vascular Cerebral (AVC). Nela, ocorre a obstrução da passagem sanguínea para o cérebro, o qual é afetado pela falta de oxigênio conforme a região atingida.

Entre as consequências do AVC estão dificuldades em se movimentar, falar, paralisia de um lado do corpo e diversos outros sintomas que afetam o paciente. Vale destacar que o angiologista também tem um papel de destaque para identificar e tratar as seguintes doenças:

» TROMBOSE VENOSA PROFUNDA
» EMBOLIA PULMONAR
» LINFAGITE
» SÍNDROME DE RAYNAUD
» FÍSTULAS ARTERIOVENOSAS
» PÉ DE DIABÉTICO
» NEUROPATIA DIABÉTICA



Casos como esse precisam de consultas periódicas com o médico vascular


Trombose
Casos como esse precisam de consultas periódicas com o médico vascular

Casos como esse precisam de consultas periódicas com o médico vascular, mas evite chegar nesse estagio.

QUAIS TÉCNICAS O ANGIOLOGISTA UTILIZA PARA FAZER DIAGNÓSTICOS E TRATAMENTOS?

O médico angiologista dispõe de diversas técnicas para diagnosticar as patologias que acometem os vasos do sistema circulatório e linfático. Entre elas:

» ANGIOGRAFIA
» ECO DOPPLER
» CAPILAROSCOPIA
» RADIOGRAFIA
» CINTILOGRAFIA
» TOMOGRAFIA
» RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

Quanto ao tratamento, além das medicações e hábitos saudáveis que são prescritos pelo clínico, ele também tem a permissão de realizar algumas intervenções ambulatoriais pequenas. Como:

» Escleroterapia de varizes com ou sem espuma;
» Aplicação de laser transdérmico para tratamento de hemangiomas e varizes;
» Curativos em úlceras. 

Todavia, cirurgias maiores, que exigem a internação do paciente, só podem ser realizadas pelos cirurgiões vasculares, que têm sua formação voltada para técnicas operatórias.


QUAL A IMPORTÂNCIA DE CONSULTAR UM MÉDICO ANGIOLOGISTA ?

A importância de procurar esse médico gira em torno da prevenção e diagnóstico precoce de doenças do sistema circulatório e linfático que podem afetar a sua vida de forma muito negativa. Dessa forma, é possível receber recomendações de cuidados diários e diminuir os riscos de complicações para quem sofre com problemas vasculares como amputações, ulcerações, ferimentos que não cicatrizam, danos cerebrais e em outros órgãos vitais.


QUANDO ELE DEVE SER CONSULTADO?

Na grande maioria das vezes, as doenças vasculares são silenciosas e só são detectadas em um estágio mais avançado. Isso afeta o controle e tratamento do problema, além de gerar danos graves à saúde do paciente e levar ao óbito.

Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais cedo possível. 

Ao perceber qualquer sinal ou sintoma de doença vascular, procure um médico angiologista, especialmente se você já está perto da terceira idade — período em que essas patologias são mais frequentes.

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS SINAIS QUE INDICAM A NECESSIDADE DE AGENDAR UMA CONSULTA ?
Para que você saiba identificar quais são os sinais que indicam que está na hora de se consultar com um angiologista, fizemos uma lista para você:

» dores nas pernas, especialmente ao caminhar;
» inchaço nos membros;
» sensação de pernas pesadas;
» queimação nos pés e nas pernas;
» dormência nas panturrilhas;
» coceira crônica;
» câimbras e formigamentos;
» veias mais azuis e roxas que o normal.

E Aí, Gostou De Descobrir O Que Faz Um Angiologista? 

Então, que tal prevenir as doenças vasculares e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário com angiologista de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


MENSAGEM DE RODAPÉ

Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não 

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 


Agende sua consulta: 
Tel Marcação Consultas: 3502-0455
Cel Comercial - (21) 98777-0454






segunda-feira, 16 de setembro de 2019

UROLOGIA


O urologista é um profissional indispensável para a saúde do homem, mas não se limita apenas ao atendimento do sexo masculino. 

Por tratar de todas as condições associadas ao trato urinário, é também uma especialidade importante para as mulheres e crianças.

Da infância à terceira idade, é esse o profissional que pode melhor contribuir para o diagnóstico e tratamento das desordens relacionadas ao sistema urinário de ambos os sexos e ao sistema reprodutor masculino.

No texto a seguir, explicamos quando se consultar com um urologista. Boa leitura! 

O QUE É, E O QUE FAZ O UROLOGISTA ? 

A urologia é a especialidade médica responsável por diagnosticar e tratar as condições relacionadas ao trato urinário dos homens e das mulheres, e por tratar os problemas relacionados ao sistema reprodutor especificamente masculino. 

É uma especialidade médica bastante abrangente apesar de estar geralmente associado à saúde do homem. Ela pode acompanhar pacientes em diferentes fases da vida, começando na formação fetal, passando pela infância e adolescência, vida adulta e chegando à terceira idade. 

O urologista é, portanto, o médico responsável por atuar nessa especialidade, atendendo em consultório, realizando exames diagnósticos, procedimentos cirúrgicos e no acompanhamento de pacientes internados. 

Ele pode ainda se aprofundar nas subespecialidades da área, como na urologia oncológica, neuro urológica, pediátrica, feminina e reconstrutiva, por exemplo. 

Para tratar ou investigar doenças como infecções urinárias, infertilidade, impotência sexual, câncer de próstata, ejaculação precoce e outras patologias, pode solicitar, realizar ou orientar o paciente para diferentes exames e procedimentos. 

Entre os mais comuns estão o exame de próstata e a vasectomia, além da realização de procedimentos cirúrgicos, como na retirada de tumores. 


Para se consultar nessa especialidade, o paciente pode nos procurar e ser atendido pelo nosso Urologista na Dani Fisio Clínica Popular , nos hospitais públicos (SUS), clínicas particulares e também em centros especializados em urologia. 




SISTEMA URINÁRIO E SISTEMA REPRODUTOR MASCULINO 

Sabendo o que é a urologia e o que faz o médico urologista, é interessante entender um pouco também sobre o trato urinário (masculino e feminino) e o sistema reprodutor masculino:

O sistema urinário possui um papel fundamental no corpo humano, filtrando e eliminando substâncias que o organismo não precisa mais, sendo responsável por produzir, armazenar e eliminar a urina.

FAZEM PARTE DO TRATO URINÁRIO: 

» Rins: filtram o sangue para selecionar as substâncias úteis (água, glicose e sais minerais) e retorná-las à corrente sanguínea. Também separam as substâncias que serão eliminadas, isto é, uma quantidade de água, ureia, amônia, ácido úrico e resíduos, que formam a urina;
Ureteres: são dois canais (tubos) que transferem a urina produzida nos rins até a bexiga; 

» Bexiga: é um órgão elástico, como se fosse uma bolsa, que armazena a urina que chega através dos ureteres; 

» Uretra: é o canal por onde a urina é eliminada do corpo. 
A principal diferença entre o sistema urinário feminino e masculino está no fato da uretra dos homens ser maior do que a das mulheres. 

De modo geral, o canal mede aproximadamente 20cm neles e 5cm nelas. Junto com a proximidade da vagina com o ânus, a uretra mais curta são fatores que favorecem a ocorrência de infecções urinárias, pois quando agentes infecciosos invadem a região, o percurso até a bexiga, por exemplo, é muito mais curto. 

Quanto ao sistema reprodutor masculino, que também é especialidade do urologista, os órgãos que o compõe são: 

» Pênis: o órgão que elimina a urina do organismo e que expele os espermatozoides; 

» Testículos: são as gônadas sexuais (glândulas) dos homens, que possuem a função de produzir o hormônio testosterona e os espermatozoides; 

» Próstata: é uma glândula responsável por produzir e armazenar um fluido que, junto aos espermatozoides, forma o sêmen.


O UROLOGISTA CUIDA DE QUÊ?

O urologista é o médico que cuida do diagnóstico, prevenção e tratamento de qualquer condição de saúde ligada ao sistema urinário de ambos os sexos e do sistema reprodutor masculino. 


Dessa forma, fica responsável por verificar a funcionalidade de órgãos e outras estruturas, como os rins, uretra, bexiga, próstata, pênis, o ducto que coleta e armazena os espermatozoides, glândulas adrenais e epidídimo (tubo responsável por levar a urina da bexiga para fora do corpo). 




Em breve estaremos expandido esse assunto.

Fonte: Minuto Saudável


Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso blog e compartilhe. 

Acesse nosso Facebook 

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não 


Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Agende sua consulta: 
Tel Marcação Consultas: 3502-0455

Cel Comercial - (21) 98777-0454







O CORPO HUMANO


PARTES DO CORPO HUMANO

O corpo humano possui muitas partes. 

De uma maneira básica é dividido em cabeça, tronco e membros.

A cabeça é a parte superior e os membros (superiores e inferiores) são ligados à cabeça através do tronco.


 
CABEÇA 

A cabeça tem duas partes: o crânio e a face. 

O crânio é o local onde fica localizado o cérebro e a face é onde estão os olhos, o nariz, a boca e os ouvidos. 


CÉREBRO 

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, o mais importante do sistema nervoso. 

É uma massa encefálica que é revestida e protegida pela caixa craniana, formada por ossos. 

É o órgão responsável pelo controle das funções cerebrais e pelas funções de armazenamento e processamento de informações sobre raciocínio, sensações, memória, emoções, estímulos e inteligência.
O cérebro controla quase todas as funções que são essenciais para a sobrevivência e o bom funcionamento do corpo humano. 

PARTES  DO CÉREBRO 

O cérebro é formado por dois hemisférios (direito e esquerdo), pelo cerebelo e pelo tronco cerebral. 

O cérebro também possui uma parte cinzenta chamada de córtex cerebral, onde ficam localizados os neurônios. 

O córtex é dividido em quatro partes com funções diferentes (lobo frontal, lobo parietal, lobo occipital e lobo temporal). 


LOBO FRONTAL: é responsável pelos movimentos do corpo e por funções importantes como capacidade de aprender, pensar, falar e memorizar. 

LOBO PARIETAL: é responsável pelas percepções sensoriais de temperatura e de dor, além da percepção de espaços. 

LOBO OCCIPITAL : é responsável pela percepção e pelo processamento de informações visuais (imagens). 

LOBO TEMPORAL : é responsável pela percepção auditiva (sons). 

Os hemisférios são os responsáveis pela capacidade de raciocínio, pelo desenvolvimento da inteligência, pelo controle das funções motoras e pela percepção das informações sensoriais. 

Um dos hemisférios é responsável pelo raciocínio lógico e pela articulação da linguagem. Na maioria das pessoas é o hemisfério esquerdo que comanda essas atividades. 

O outro hemisfério cerebral é responsável pelas emoções, sensações e pela criatividade. Estas funções, para a maior parte das pessoas, são controladas pelo hemisfério direito. 

O cerebelo é relacionado com a capacidade de equilíbrio do corpo. É ligado ao córtex cerebral através de ligações que são formadas por fibras nervosas. 

O tronco encefálico tem a função de fazer a ligação entre o cérebro e a medula espinhal. Através dessa ligação são enviadas as informações sobre o funcionamento do corpo, as contrações musculares e os reflexos. 



VEJA NA IMAGEM
Lobo frontal (vermelho), lobo parietal (amarelo), lobo occipital (azul), lobo temporal (verde), cerebelo (azul listrado) e tronco encefálico (roxo).


OLHOS, NARIZ, BOCA E ORELHAS

Os olhos, nariz, boca e orelhas são órgãos ligados à percepção e recepção de estímulos dos sentidos. 

São ligados, respectivamente, à visão, ao olfato, ao paladar e à audição. 

Estes órgãos responsáveis pelos sentidos enviam as informações sobre estímulos recebidos para diferentes partes do cérebro que os controlam. 

OLHOS: são os órgãos responsáveis pela visão. Fazem parte dos olhos as pálpebras, responsáveis por controlar a abertura e o fechamento dos olhos e os cílios, que fazem a proteção contra a entrada de sujeiras. 

NARIZ: é responsável por duas funções importantes: a respiração e a percepção dos cheiros (olfato). 

BOCA: é responsável pela expressão da linguagem (através da fala) e pelo início do processo de alimentação. 

ORELHAS: são responsáveis pela percepção de sons (audição). 



TRONCO 

O tronco é a parte central do corpo humano, que faz a união entre a cabeça e os membros superiores e inferiores. É formado pelas seguintes partes: 

PESCOÇO: faz a união da cabeça com o tronco do corpo e permite a movimentação da cabeça. 

NUCA: é a parte que fica atrás do pescoço, é responsável pela sustentação e movimentação da cabeça. 

TÓRAX: é formado por ossos e tem a função de proteger os órgãos que ficam localizados nesta parte do corpo. 

ABDÔMEN: é responsável por proteger e fazer a movimentação da coluna vertebral. 

QUADRIL: tem várias funções, como equilibrar o corpo e proteger o sistema reprodutor. 

GLÚTEOS: são formados por músculos e servem para permitir a movimentação das coxas. 


TRONCO
Tronco e os órgãos localizados nele.

Muitos órgãos que são importantes para o funcionamento vital do corpo humano ficam localizados na área do tronco. É o caso do coração e dos pulmões, que ficam na região do tórax.

Outros órgãos muito importantes também ficam no tronco, como o estômago, os intestinos (grosso e delgado), o fígado e a glândula tireoide.



MEMBROS 


Os membros do corpo humano são divididos em superiores e inferiores. As principais funções desempenhadas pelos membros são atividades como movimentação, equilíbrio e suporte do corpo.

Mãos e ombros (acima), quadril (ao centro), pés e joelhos (abaixo).

Os membros superiores são:

OMBROS: fazem a ligação entre os braços e o tronco. 

BRAÇOS: fazem a movimentação de esticar e encolher. 

ANTEBRAÇOS: ficam localizados entre o cotovelo e o pulso. 

PULSOS: permitem a articulação e movimentação das mãos.
MÃOS: são responsáveis por pegar e manusear objetos e alimentos.

JÁ OS MEMBROS INFERIORES SÃO

QUADRIL: também chamado de bacia, faz a ligação entre os membros inferiores e o tronco. 

COXAS: ajudam a manter e suportar o equilíbrio do corpo. 

PERNAS: são responsáveis pelo locomoção e suporte do corpo. 

JOELHOS: têm a função de fazer a articulação das pernas. 

PÉS: têm a função de sustentação e de locomoção.

E em todos esses locais acima, passam os vasos sanguíneos, veias e artérias, que podem e devem ser acompanhados por um angiologista.

Leia mais sobre Angiologia 

Fonte: Significados 


Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura

Curta nosso blog e compartilhe.


O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não 


Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Agende sua consulta: 
Tel Marcação Consultas: 3502-0455
Cel Comercial - (21) 98777-0454