FISIOTERAPIA COMPLETA


A Fisioterapia é uma ciência da saúde que estuda e pesquisa sobre o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades tanto nas alterações patológicas quanto nas psíquicas e/ou orgânicas, cujo objetivo é promover, preservar, manter, desenvolver ou restaurar a integridade de um órgão, sistema ou função. Suas ações são fundamentadas em recursos físicos e terapêuticos manuais dentre eles a cinesioterapia, eletroterapia, mecanoterapia, massoterapia, hidroterapia, termoterapia e crioterapia que previnem, curam, reabilitam e dão funcionalidade aos indivíduos que sofreram alguns distúrbios cinéticos funcionais gerados por alterações genéticas, por traumas ou por doenças adquiridas.

O Negócio Fisioterapia com a regularização da profissão, o profissional terapeuta, desde que possua formação acadêmica superior, pode atuar, então, como profissional liberal em qualquer fase do desenvolvimento humano, desde o nascimento até a velhice, seja na prevenção, na reabilitação ou na remissão de acometimentos que reduzem a capacidade funcional do indivíduo. 



Tradicionalmente, o terapeuta presta serviços nas áreas da saúde como clínicas, consultórios, centros de reabilitação, hospitais, asilos e em pesquisas acadêmicas. Recentemente, novos espaços têm surgidos para esta profissão, como a área da educação, esporte e setor empresarial. Desta feita, pela sua posição como profissional liberal, o fisioterapeuta, poderá abrir consultórios ou clínicas, prestar serviços em hospitais, prefeituras, escolas especiais, clubes, academias etc.


A Fisioterapia se divide em três grandes áreas de atuação:
 Ortopedia
 Neurologia
 Respiratória  


Dentro destas áreas, destacam-se suas abrangências:

• Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional: Atuam na investigação, prevenção e tratamento das doenças dos ossos, músculos, articulações e ligamentos. Pode atuar em fratura, torções, amputações e lesões musculares, inclusive evitando que estas ocorram e evitando, em alguns casos, uma cirurgia, trabalhando de forma preventiva.

• Fisioterapia Geriátrica: Atua junto ao idoso e proporciona uma melhor qualidade de vida a este, promovendo uma melhor postura, uma marcha equilibrada, uma melhora da auto-estima, evitando a depressão e o sentimento de incapacidade.

• Fisioterapia Pediátrica: Promove um melhor nível de vida para as crianças, principalmente àquelas que apresentam desenvolvimento psicomotor abaixo dos padrões considerados normais para sua faixa etária. 





• Fisioterapia Desportiva:
O fisioterapeuta atua na prevenção, no planejamento, implantação, coordenação e supervisão de programas destinados à recuperação funcional de atletas amadores e profissionais.

• Fisioterapia Reumatológica: Com exercícios que ativam a circulação e desenvolvem as articulações, a fisioterapia está indicada para pacientes com reumatismos, artrites, artroses e osteoporose.

• Fisioterapia Preventiva: Além de tratar lesões têm papel fundamental na prevenção, como conscientizar a população em geral, especialmente as crianças, quanto à postura, prevenindo alterações posturais e evitando complicações posteriores.

• Fisioterapia Cardiorrespiratória: Nesta área, o fisioterapeuta lida com a avaliação e o tratamento de pacientes com distúrbios pulmonares crônicos ou agudos. Emprega métodos e uma grande variedade de exercícios terapêuticos. 




• Angiologia: O fisioterapeuta avalia e desenvolve um programa de assistência para pacientes com uma variedade de distúrbios vasculares, com o objetivo de melhorar a circulação sanguínea, aumentarem a resistência física aos exercícios, aliviar a dor etc. 



• Fisioterapia Estética: Atua nessa área, prevenindo o aparecimento de cicatrizes hipertróficas e para facilitar o pré e pós- operatório de cirurgias plásticas. Atua ainda, na celulite, flacidez muscular, estrias, envelhecimento cutâneo, queimaduras, e acne.

• Fisioterapia Queimados: Usando como principal recurso a cinesioterapia. Tem como objetivo, desenvolver os movimentos do paciente que sofreu queimaduras.

• Fisioterapia Neurológica: Tem a função de reabilitar pacientes com problemas neurológicos. 



• Fisioterapia do Trabalho:
Atua na análise ergonômica do local, dos objetos do trabalho e principalmente, para orientarem e auxiliarem os seus funcionários a terem a postura correta no trabalho e a prevenir contra acidentes de trabalho.

• Fisioterapia Hospitalar Intensiva: Atua nas enfermarias de hospitais e UTI’s, com pacientes acamados. Envolvem trabalhos respiratórios, neurológicos, cardiológicos, alongamentos, higiene brônquica, fortalecimento dos músculos etc, enfim são cuidados específicos para reabilitar a respiração, a parte neurológica e o aparelho musculoesquelético. E é o fisioterapeuta o responsável por esse tratamento.

• Dermatofuncional: quem passa por qualquer tipo de cirurgia, independentemente de ela ser geral ou plástica, pode (e deve) contar com a ajuda de um fisioterapeuta para amenizar os desconfortos pós-operatórios por meio de massagens.




• Grupos Especiais: as pessoas que sofrem com limitações em seus movimentos, como idosos e portadores de mobilidade reduzida precisam de um fisioterapeuta para ter seus músculos estimulados. Isso evita que estes fiquem atrofiados, e ajuda na sua recuperação. 


Além destas áreas, o fisioterapeuta se enquadra de várias formas ao mercado, visto que ele é um profissional de promoção e prevenção da saúde.

O trabalho do fisioterapeuta, na atualidade é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e principalmente na diferenciação da sua forma de atuação.

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não

Você pode obter outros benefícios com diversas técnicas
Conheça Aqui: Técnicas 

Fale conosco na página Contatos 






Nenhum comentário:

Postar um comentário