Apesar de ser originária na China, foi no Japão que o Shiatsu se tornou a terapia corporal do modo como é conhecida hoje.
Ideal para tratar dores no pescoço, costas e joelho, a massagem utiliza o toque das mãos para reequilibrar a energia vital que circula pelo corpo em canais chamados de meridianos.
Shiatsu é derivada do japonês e quer dizer “pressão dos dedos” (SHI significa "dedo" e ATSU "pressão").
O QUE É O SHIATSU?
Terapia que elimina a dor e mal-estar.
É uma técnica de massagem da medicina tradicional chinesa, mais tarde adotada pelo Japão, e das mais solicitadas em SPAs. O Shiatsu (shi significa dedo e atsu significa pressão) é uma massagem oriental que consiste na pressão e manipulação de pontos e segmento de meridianos (canais de energia), principalmente com os polegares do terapeuta. O potencial terapêutico do Shiatsu foi redescoberto no Japão, no princípio do século XIX, e foi o japonês Tamai Tempaku que elaborou a técnica atual de Shiatsu, a mais adotada em todo o mundo, ao combinar as técnicas tradicionais chinesas com os conhecimentos fisiológicos e anatômicos da medicina oriental.
É uma terapia que se utiliza de técnicas de pressão, percussão, fricção, rotação e alongamentos.
Sua aplicação é firme e com intensidade graduada ao longo dos meridianos.
Seu princípio tem como base a noção da energia vital qui (em chinês) e ki (em japonês), que é uma energia que circula em todo o corpo, por meio dos meridianos ou canais de energia através dos quais se pode atuar sobre os pontos precisos da acupuntura nos tubos. Esta técnica com "digitopressões" foi elaborada com o objetivo de melhorar e desbloquear fluxo de energia vital estagnado no corpo, e assim, reduzindo muito dores e padecimentos.
É uma massagem indicada para prevenção e tratamento de vários sintomas, tais como dores na coluna vertebral e articulações, insônia, cólicas, estresse, ansiedade, dores de cabeça,sinusite, TPM,depressão, melhorando a circulação sanguínea e equilibrando o sistema nervoso entre outros.
Aplicação somente por um terapeuta profissional.
Tem uma abordagem terapêutica semelhante à usada na acupuntura e além da sua eficácia no tratamento de dores e mal-estar físico ou psicológico, o Shiatsu é tem também um efeito preventivo.
A terapia é baseada na medicina oriental, que acredita que da mesma forma que o homem recebe a energia positiva da terra, o Yin, também está relacionado à energia negativa do cosmos, o Yang.
Para o Shiatsu, os pontos doloridos no nosso corpo são, portanto, resultado do desequilíbrio entre os dois pólos energéticos, causando bloqueio de energia vital e dor.
Por isso a massagem utiliza pressão, ficção e movimentação de articulações e estruturas musculoesqueléticas, entre outras técnicas, a fim de promover a circulação da energia obstruída.
O Shiatsu pode ser aplicado em pessoas de qualquer idade e não apresenta efeitos colaterais, desde que feito corretamente.
Sempre preconizo o estudo, experiências e mais estudo, pois mesmo nesta técnica de Shiatsu existem pontos em que se deve ter cuidados ao adotar, principalmente em mulheres grávidas, onde o Shiatsu, quando bem aplicado por um profissional competente, gera alívio imediato de dores e contraturas posturais, mas existem outros pontos que podem provocar aborto ou antecipação de parto.
Também para pessoas com Aids, câncer, epilepsia, varizes, osteoporose, entre outras, tem-se que utilizar Shiatsuterpia com cuidado e muito conhecimento.
O que mais nos encanta no Shiatsu é o fato dela ser uma das técnicas da medicina oriental que tem milhares de anos, em que são utilizadas acupressões para trazer tranquilidade (equilíbrio), além de ser usado no tratamento de diversas patologias.
Mas também é uma técnica conhecida como massagem dos órgãos, que é a massagem mais profunda que existe, pois, além de atuar na musculatura reduzindo ou eliminando as tensões que existem, age também sobre os órgãos, sendo que cada órgão corresponde a uma função física e a uma função emocional/energética, ou seja, uma emoção específica está ligada a cada órgão.
Logo, se estamos com problemas em um órgão, também estamos com desiquilíbrio na emoção deste órgão. O contrário também pode acontecer, pois se estamos com problemas emocionais, podemos afetar um parte de nossos corpo.
Os benefícios do Shiatsu são inúmeros. Hoje é adotado e traz grande auxílio à medicina ocidental na melhora dos efeitos colaterais de alguns tratamentos, bem como é o próprio tratamento de algumas patologias.
HISTÓRIA DO SHIATSU
O shiatsu iniciou no Japão por múltiplas origens, alguns afirmam que iniciou na China o que provoca até hoje controvérsias entre seus estudiosos
Este país viveu uma cultura praticamente isolada do resto do mundo até fins do século XIX, quando abriu suas portas ao exterior.
Durante esse tempo, desenvolveu tratamentos e técnicas de saúde próprios, tanto no meio formal (aristocracia japonesa) como informal (massa camponesa).
Possuem forte peso, em tais práticas, as tradições filosóficas, marciais e religiosas praticadas na época. De entre os métodos de tratamento amplamente utilizados para uma série de mazelas, a massagem anma era a mais conhecida, e incluía técnicas de pressão com os dedos com uma rica conjunção de manobras.
Por diversas circunstâncias a pressão com os dedos destacou-se das demais práticas, e deu origem ao shiatsu.
Formalmente, o primeiro texto escrito utilizando a palavra é da autoria de Tamai Tempeki (cujo nome também é escrito em transliteração à grafia japonesa kanji como Tempaku), que em 1915 escreveu o "Shiatsu Ho".
Não se pode, contudo, dizer que o shiatsu já fosse praticado. Tempeki fora ainda professor de Tokujiro Namikoshi, mestre japonês que é tido por muitos como o "pai" do shiatsu moderno.
De fato, o shiatsu foi reconhecido oficialmente e definitivamente pelo governo japonês através da escola e métodos de Namikoshi, em meados do século XX.
Após a derrota japonesa na Segunda Guerra Mundial, houve uma massa migratória de japoneses para diversos países.
Assim, em diferentes países, japoneses fundaram suas escolas, de estilos e tradições diferentes, propagando o shiatsu e suas variações por todo o mundo.
Nos anos 1970, começaram a abrir novas escolas, e novos métodos passaram a ser conhecidos. Na década seguinte, toma notoriedade o trabalho conhecido como "Zen Shiatsu" de Shizuto Masunaga e Wataru Ohashi.
A partir dos anos 1970, começa-se a observar a incorporação de novos conhecimentos e técnicas ao shiatsu, inclusive pelos novos professores ocidentais.
Nos anos 1980, surgem as grandes escolas de origem mista, como o Ohashiatsu nos Estados Unidos e Palombini Shiatsu na Itália.
Os anos 1990 consolidam o shiatsu moderno e dá início a um processo de intercâmbio entre as diferentes escolas de shiatsu.
Organizações de shiatsu surgem. Os anos 2000 fazem surgir as primeiras federações, associações e organizações internacionais.
Em 2009, acontece o primeiro congresso, reunindo pessoas de 4 continentes na Espanha.
HISTÓRIA DO SHIATSU NO BRASIL
O shiatsu chega ao Brasil através dos grandes ciclos de imigração japonesa no Brasil, praticado nas colônias e ensinado conforme as tradições familiares.
Pode-se dizer que, até os anos 1960, é praticado especialmente pelos Nikkeis no Brasil, em comunidades budistas e dojôs (academias) de artes marciais.
Nos anos 1980, se iniciou o processo de formalização do ensino, reconhecimento oficial.
Os anos 1990 consolidam o shiatsu moderno e dá início a um processo de intercâmbio entre as diferentes escolas de shiatsu.
Organizações de shiatsu surgem. Os anos 2000 fazem surgir as primeiras federações, associações e organizações internacionais.
Em 2009, acontece o primeiro congresso, reunindo pessoas de 4 continentes na Espanha.
HISTÓRIA DO SHIATSU NO BRASIL
O shiatsu chega ao Brasil através dos grandes ciclos de imigração japonesa no Brasil, praticado nas colônias e ensinado conforme as tradições familiares.
Pode-se dizer que, até os anos 1960, é praticado especialmente pelos Nikkeis no Brasil, em comunidades budistas e dojôs (academias) de artes marciais.
Nos anos 1980, se iniciou o processo de formalização do ensino, reconhecimento oficial.
Fontes:
Portal da Educação
Buddhaspa
Wikipedia
E Aí, Gostou De Descobrir sobre o Shiatsu?
O Conteúdo Foi Útil Para Você?
Sim / Não
Então, que tal prevenir as dores e doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!
Você pode agendar um horário de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!
Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clínica Popular também é Cultura !!
Curta nosso Blog e compartilhe.
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.
Acesse nosso Facebook
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.
Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia
Confira os Horários dos Médicos
Agende sua consulta:
Tel. Marcação Consultas: 3502-0455
Cel. Comercial - (21) 98777-0454
Leia mais sobre Clínica Geral
Nenhum comentário:
Postar um comentário