TERMOTERAPIA


O QUE É TERMOTERAPIA?

A termoterapia é a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulta no aumento ou diminuição da temperatura dos tecidos corporais estimulando a termorregulação corporal.

É praticada principalmente por fisioterapeutas, já que estes são profissionais que utilizam recursos físicos e naturais para avaliar e tratar seus pacientes.

O organismo humano é homeotérmico, ou seja, mantém sua temperatura entre certos limites fisiológicos. Para que a temperatura seja mantida dentro destes limites, ela é regulada através de mecanismos de aquecimento e resfriamento, ativados pelo cérebro.

Estes mecanismos quando ativados aceleram o metabolismo basal e com isso a queima de calorias favorecendo assim o emagrecimento e a diminuição da gordura.


TIPOS DE TERMOTERAPIA

Hipertermoterapia significa terapia com calor.

É a aplicação de qualquer substância que provoque o aumento da temperatura dos tecidos estimulando a termorregulação corporal.

O sistema termostático utiliza três mecanismos importantes para reduzir o calor corporal quando há o aumento excessivo da temperatura:

Vasodilatação plena que consegue aumentar a transferência de calor para a pele até 8 vezes;

Transpiração e Evaporação de Água;
Aumento da Trocas Metabólicas favorecendo a absorção de cosméticos.
O Calor Provoca Estímulo geral do metabolismo celular com aumento da síntese protéica e da atividade enzimática com modificações da permeabilidade da membrana celular.

A hipertermoterapia é indicada para redução do peso, celulite, modelação do corpo e em tratamentos corporais que requeiram o uso de calor localizado - como redução de dor em musculopatias crônicas.

CRIOTERAPIA

Crioterapia é o termo usado para descrever a terapia utilizando o frio e a aplicação terapêutica de qualquer substância ao corpo que resulte em remoção do calor corporal, diminuindo, assim a temperatura dos tecidos. Ela abrange uma grande quantidade de técnicas específicas que utiliza o frio na forma líquida (água), sólida (gelo) e gasosa (gases) com o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo a um estado de hipotermia para favorecer uma redução da taxa metabólica local e promover a diminuição das necessidades de oxigênio pelas células. Alguns autores consideram-na como uma forma de Hidroterapia.

O mecanismo termostático adota, no frio, três mecanismos exatamente opostos ao da hipertermoterapia:

» Vasoconstrição cutânea;
» Diminuição da sudorese e aumento do tônus muscular, resultando em calafrios;
» Diminuição das trocas metabólicas.

Os efeitos fisiológicos causados pelo uso da crioterapia são: anestesia, redução da dor, redução do espasmo muscular, redução de hematomas e equimoses, melhora a amplitude de movimento, redução da inflamação em processos agudos e quebra do ciclo dor-espasmo-dor. A crioterapia é indicada para tratar flacidez de pele, reduzir edemas e hematomas pós-operatórios e aumentar a rigidez muscular.


Existe muita confusão sobre quando usar gelo e quando usar calor para tratar lesões, o que é lamentável, pois gelo e aquecimento-crioterapia e termoterapia respectivamente – são tratamentos que valem a pena e são baratos, com riscos mínimos.


Porém muitos pacientes e atletas deixam de fazê-los devido às dúvidas.

E o gelo pode piorar os espasmos musculares e piorar a contratura.

O gelo pode agravar espasmos musculares e pontos de gatilho, frequentemente presentes em dores nas costas (lombalgia e cervicalgia).

Essas dores, causadas por contrações e tensões, são facilmente confundidas com inflamação. O gelo faz os músculos se contraírem ainda mais, e os pontos de gatilho doem ainda mais agudamente.


Podemos dizer, em resumo, que o gelo é para os ferimentos, traumas, lesões agudas e o calor é para os músculos, contraturas e, eventualmente, lesões crônicas ..

QUANDO USAR O CALOR?

Utilizado para lesões crônicas.

Função: fazer vasodilatação, usado principalmente para os músculos.

Ele ajuda a aliviar a dor de espasmos musculares, pontos de gatilho (espasmos localizados ou nós musculares) e o estresse psicológico (que pode ser um fator importante em muitos problemas de dor).

QUANDO USAR O GELO?

Utilizado para lesões agudas e pós-provas ou exercícios..

Função: fazer vasoconstricção nos tecidos danificados ou solicitados em excesso que estão inflamados, vermelhos, quentes e inchados (sinais flogísticos).

O processo inflamatório é um processo saudável, normal, natural, mas, quando ocorre em grande quantidade, pode ser incrivelmente doloroso.

Crioterapia é apenas uma forma mais leve, sem drogas, de controlar a dor da inflamação e prevenir que o processo inflamatório chegue de forma exagerada.

QUANDO NÃO USAR?

O calor pode piorar a inflamação, e o gelo pode piorar os espasmos musculares.





O trabalho do fisioterapeuta, na atualidade é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e principalmente na diferenciação da sua forma de atuação.

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não

Você pode obter mais benefícios com diversas outras técnicas

Conheça Aqui: Técnicas

Fale conosco na página Contatos




Nenhum comentário:

Postar um comentário