ELETROTERAPIA E TERMOTERAPIA


O QUE É ELETROTERAPIA? 

A eletroterapia é um recurso fisioterápico amplamente utilizado como adjuvante na reabilitação dos mais diversos tipos de patologias. Sua técnica consiste em utilizar correntes elétricas de baixa intensidade através de eletrodos que são aplicados diretamente na pele.

O uso da corrente elétrica para alívio da dor vem desde o primeiro século, quando foi relatado o alívio da dor em um paciente de gota depois que um peixe elétrico (ou raia elétrica) oi aplicado contra a pele de um paciente. Cada tipo de corrente possui indicações e contraindicações específicas e todas elas têm como objetivo auxiliar o processo de reabilitação.

COMO FUNCIONA A ELETROTERAPIA?

A eletroterapia consiste em aplicar correntes elétricas diversas para conseguir efeitos como analgesia, diminuição de edema, relaxamento e fortalecimento muscular para auxiliar no processo de reabilitação das mais diversas patologias.

Ela é utilizada como adjuvante e traz ótimos benefícios para o paciente.


OS OBJETIVOS  DA ELETROTERAPIA 

A eletroterapia tem como objetivo principal ser um aliado no processo de reabilitação do paciente.

O fisioterapeuta utilizará os efeitos da corrente elétrica para conseguir benefícios que vão ajudar no tratamento da patologia.

Independente de qual corrente escolhida todas elas têm um objetivo em comum: produzir algum efeito no local a ser tratado, que é conseguido através de reações do corpo frente ao estímulo elétrico.

Cada corrente elétrica possui objetivos diferentes e estimulam o corpo a produzir reações físicas, biológicas e fisiológicas diferentes.

Cabe ao fisioterapeuta avaliar e escolher qual corrente elétrica é a mais indicada para o tratamento da patologia em questão.


VANTAGENS E BENEFÍCIOS DA ELETROTERAPIA 

A eletroterapia é muito vantajosa no processo de reabilitação pois é um tratamento que pode ser usado na grande maioria dos pacientes (com poucas contraindicações), é um método não-invasivo, não causa dependência, pode ser utilizado todos os dias (várias vezes no mesmo dia, caso seja preciso), não apresenta efeitos colaterais e é totalmente seguro.

Ela pode ser usada nas mais diversas patologias ortopédicas, neurológicas, respiratórias e ginecológicas, sejam elas adultas ou pediátricas.

Além de todas essas vantagens, a eletroterapia traz uma série de benefícios que auxiliam muito no processo de reabilitação. São eles:

» Controle da dor
» Diminuição do edema
» Relaxamento muscular
» Diminuição de contraturas musculares
» Auxilia na regeneração dos tecidos moles
» Estimula a cicatrização óssea em fraturas
» Melhora o desempenho muscular

TIPOS DE ELETRODOS

Os eletrodos são os responsáveis por transferir a energia elétrica do aparelho para o interior da pele do paciente.



INDICAÇÕES 

» Trauma em tecido ósseo - Trauma em articulações e músculos
» Distensões - Luxações - Fraturas - Contraturas
» Tendinites - Espasmos Musculares - Inflamações Agudas e Crônicas
» Neuroma - Fibro Edema Gelóide - Reparo de Lesões
» Cicatrizes Cirúrgicas - Contraindicações - Neoplasias
» Útero Gravídico - Ovários e Testículos - Tromboses e Flebites
» Olhos e Ouvidos - Processos Infecciosos - Áreas com Implantes Metálicos
» Na Região do Marca-Passo - Feridas Abertas - Pós-cirúrgico Imediato



TIPOS DE CORRENTES

Tens - Terapia por estimulação elétrica nervosa transcutânea

Consiste na emissão de correntes elétricas pulsadas através da pele, com a finalidade de estimular, excitar ou despolarizar grupos de fibras nervosas participantes do processo de percepção e modulação da dor.

Indicado para controle de dor.

Corrente Russa

Essa corrente é definida como a modulação do tempo, na forma de trens de ciclos elétricos de uma corrente alternada contínua de onda senoidal, com uma frequência portadora de 2.500 ciclos por segundo.

É indicada para melhora do desempenho muscular.

Corrente Interferencial

Corrente elétrica de baixa frequência e amplitude modulada que resulta da interferência causada pelo cruzamento de duas ou mais correntes de forma senoidal alternadas de média frequência, com diferentes frequências portadoras.

Indicado para analgesia e melhora de desempenho muscular


Ondas Curtas

Uso de energia eletromagnética de ondas curtas com objetivo de aquecer tecidos moles profundos.

Indicado para aumentar a extensibilidade do colágeno, diminuir a rigidez articular, alivia dores e espasmos e ajuda na regeneração de tecidos moles.

Ultrassom

Energia acústica ou mecânica que atravessa um meio com frequências acima do limite do ouvido humano.

Indicado para tratar várias patologias de tecidos moles, fraturas e feridas.


Laser

Emissão de ondas eletromagnéticas, constituída de fótons, trafegando no espaço. A luz laser é monocromática, colimada e coerente. Laser é o nome do aparelho que produz esse tipo de luz.

Indicado para analgesia, para diminuir a inflamação e para estimular a reparação do tecido lesionado.

Parâmetros que Devem ser Considerados Durante a Realização da fisioterapia.

Cada tipo de corrente possui indicações e parâmetros específicos que devem ser levados em consideração na hora da prescrição da eletroterapia.

É necessário avaliar o tipo de dor, local da lesão, profundidade da lesão, qual tipo de tecido está lesionado e qual o tamanho total da lesão.

Com esses dados em mão o fisioterapeuta deverá primeiramente escolher qual corrente elétrica é indicada para o caso em questão e depois ajustar os parâmetros para que se possa conseguir o resultado desejado.

O fisioterapeuta não precisa conhecer apenas a patologia tratada, mas é necessário que ele conheça o mecanismo pelo qual a estimulação elétrica afeta os tecidos, para que ele seja capaz de escolher o processo de estimulação elétrica mais seguro e eficaz para a reabilitação de seu paciente.


Acesse Aqui Para Saber Mais Sobre Termoterapia 



O trabalho do fisioterapeuta, na atualidade é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e principalmente na diferenciação da sua forma de atuação.

O Conteúdo Foi Útil Para Você?

Sim  /  Não

Você pode obter mais benefícios com diversas outras técnicas

Conheça Aqui: Técnicas 

Fale Conosco na Página Contatos 




Nenhum comentário:

Postar um comentário