quarta-feira, 30 de outubro de 2019

DICAS DE VERÃO


No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer.

Assim, para evitar as doenças de pele comuns no verão como micose, queimaduras e câncer de pele, deve-se adotar medidas simples, como manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada. Por isso, para se proteger, confira aqui 10 dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias mais quentes do ano.

1. MANTER A PELE SEMPRE LIMPA E HIDRATADA 
Tomar pelo menos 2 banhos diários por dia deve ser suficiente para manter a pele devidamente limpa, livre do suor.
Se estiver muito quente, pode-se tomar mais banhos, mas é recomendado usar somente água, evitando o sabonete para não deixar a pele mais ressecada.
O sabonete antisséptico pode ser útil para eliminar as bactérias e outros micro-organismos das axilas, região íntima e pés que podem causar frieira, por exemplo.

Após o banho é importante passar um creme hidratante fluido, pelo menos nas regiões onde a pele tende a ficar mais seca, como pés, joelhos, mãos e cotovelos.
Entenda porque tomar mais de 2 banhos por dia é prejudicial à saúde.

TOMAR MAIS DE 2 BANHOS POR DIA É PREJUDICIAL À SAÚDE 
Tomar mais de 2 banhos diários com sabonete e esponja de banho pode ser prejudicial à saúde porque a pele possui um equilíbrio natural entre a gordura e as bactérias, conferindo, assim, uma camada protetora ao corpo.

O excesso de água quente e sabão retiram essa barreira natural de gordura e bactérias que são benéficas e protegem a pele de fungos, evitando as micoses, eczemas e até alergias. Mesmo nos dias mais quentes de verão, deve-se tomar apenas um banho completo por dia com sabonete, de preferência, líquido. Assim, um banho saudável deve ter as seguintes características:

Tomar mais de 2 banhos por dia é prejudicial à saúde
Como refrescar o corpo sem precisar tomar banho
Para se refrescar experimente usar um vaporizador com água fresca, usar roupas leves durante o dia e manter-se hidratado tomando 2 litros de água, suco ou chá por dia. Se os líquidos estiverem gelados e não tiverem açúcar serão mais eficazes.

Além disso, é aconselhado tomar apenas 2 banhos completos por dia, com um intervalo de pelo menos 8 horas de diferença para que a pele tenha a possibilidade de estar limpa, sem perder sua barreira protetora.

Tomar mais de 2 banhos por dia é prejudicial à saúde
Se estiver muito calor e a pessoa transpirar muito, pode-se tomar mais banhos por dia, mas é aconselhado não usar sabonete em todos os banhos. Alguns podem somente com água limpa, numa temperatura fresca. Se houver necessidade, devido ao mau cheiro pode-se lavar com sabão ou sabonete as axilas, pés e áreas íntimas em cada banho.

OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES COM O BANHO 
A buchinha e a esponja de banho são desaconselhada por dermatologistas porque podem promover o desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde. Basta passar o sabonete ou gel de banho no corpo para que a pele fique devidamente limpa.

As toalhas devem ser sempre estendidas para secar após cada banho, para não favorecer a proliferação de fungos ou outros micro-organismos, e devem ser trocadas e lavadas 1 vez por semana.


2. USAR PROTETOR SOLAR DIARIAMENTE 
Aplicar protetor solar cerca de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e fazer renovação a cada 3 horas é importante para quem está na praia ou na piscina.
Mas quem fica exposto ao sol durante o trabalho também deve ter este cuidado todos os dias para evitar o câncer de pele.

O protetor deve ser passado em toda a área da pele fica exposta ao sol.
Assim, quem trabalha em ônibus e caminhões, pode por exemplo aplicar bastante protetor solar na braço e na mão esquerda porque estas tendem a ficar mais expostas ao sol.

As loções pós sol são ótimas para refrescar a pele após um dia de praia, piscina ou cachoeira.
Bons exemplos são: Loção Após Sol da Avène, Spray pós-sol da Mustela e o Bioderma Photoderm, pois estes produtos hidratam, reparam e acalmam a pele danificada pelo sol, evitando a descamação, prolongando o bronzeado.

3. NÃO SE DEPILAR NO DIA DE PEGAR SOL 
Outro cuidado importante no verão é não fazer a depilação do rosto e do corpo no dia e também na véspera da exposição solar, porque isto pode causar manchas escuras na pele. Assim, a depilação deve ser feita, pelo menos com 48 horas de antecedência. 
Uma boa estratégia é fazer a depilação com cera porque ela retira os pelos pela raiz, tendo efeito mais prolongado, mas se isso não for possível, veja como fazer a depilação com lâmina ficar perfeita. 

4. TOMAR BANHO DE  ÁGUA DOCE QUANDO SAIR DA PRAIA 
Depois de um dia de praia, deve-se tomar um banho de água doce, de preferência fria, para retirar o sal e areia que tendem a ressecar a pele, facilitando as fissuras que podem permitir a entrada de micro-organismos. 
Se a praia tiver um chuveirinho de água doce, experimente passar por ele antes de sair da praia, e se não tiver leve uma garrafa de água doce para jogar no corpo quando sair da areia. Se possível experimente hidratar a pele aplicando novamente o protetor solar ou com a loção pós-sol. 

5. NÃO FAZER TRATAMENTOS DE PELE NO VERÃO
Evitar fazer tratamentos com laser e produtos químicos durante o verão é importante, porque estes tratamentos podem danificar a pele bronzeada e causar manchas difíceis de remover. A melhor época para fazer estes tratamentos é durante o outono e o inverno, quando a temperatura está mais amena e o sol menos forte, mas é sempre importante usar protetor solar quando fizer estes tratamentos. 

Outro cuidado importante é fazer esfoliação da pele, principalmente no rosto e nos pés, 1 vez por semana para eliminar as células mortas e renovar a pele. 
Veja uma ótima receita caseira para esfoliar os pés e deixar o calcanhar lisinho. 

6. MANTER A PELE SEMPRE SECA 
Manter a pele sempre seca é importante para evitar o aparecimento de fungos que levam à micose. 
Assim, deve-se usar sandálias ou chinelos para que os pés não fiquem molhados de suor dentro do sapato. 
Além disso, para evitar micose, também conhecida por pano branco, deve-se evitar compartilhar toalhas em clubes, praias e piscinas.
Veja mais cuidados. 

7. PEGAR SOL COM PROTETOR SOLAR 
10 dicas para evitar as doenças de pele mais comuns do verão
Quem deseja ficar bronzeada sem prejudicar a pele pode optar por usar um protetor solar mais fraco, com FPS 4 ou 8, por exemplo, porque ele filtra os raios nocivos do sol e deixam a pele mais bonita, com um tom dourado. 
Alguns óleos e bronzeadores também possuem fator de proteção solar incluído em sua fórmula, conferindo ótimos resultados.
O QUE NÃO SE DEVE FAZER 
No entanto, passar coca-cola, óleo de cozinha e outros tipos de óleo que não sejam específicos para exposição solar é contraindicado porque pode ter riscos para saúde, aumentando o risco de câncer de pele. 

8. INVESTIR NO BETACAROTENO 
Para deixar a pele morena e com um bronzeado que dura mais tempo, também é recomendado comer alimentos que contêm carotenóides como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois estes alimentos protegem do câncer e deixam a pele mais bonita e hidratada. Assista o vídeo para saber mais detalhes: 


ALIMENTOS PARA UM BRONZEADO MAIS RÁPIDO - VEJA VÍDEO 
https://www.youtube.com/watch?v=vaqNXhJdX2w

Para se bronzear mais rápido e manter o dourado da pele por mais tempo a nutricionista Tatiana Zanin (CRN3-15097) ensina a fazer um suco super rico em carotenóides e além disso também fala sobre o que fazer para prolongar ao máximo o bronzeado para não descascar :) 

9. INGERIR BASTANTE LÍQUIDOS 
Para evitar a desidratação que pode surgir rapidamente provocando intensa dor de cabeça e boca seca, deve-se beber cerca de 2 a 3 litros de água por dia para hidratar o corpo. A água pode ser substituída por suco de fruta ou chá gelado, por exemplo, mas estes tem mais calorias e podem aumentar o peso, e por isso a água pura, e a água com gotinhas de limão são mais indicadas. 

10. EVITAR O SOL DIRETO 
Nas horas mais quentes do dia, entre as 10 e as 16 horas deve-se evitar a exposição solar direta porque nestes horários há mais riscos para a saúde. Assim, nestas horas, deve-se preferir ficar embaixo do guarda-sol ou dentro do bar da praia ou da piscina para se proteger do sol, evitando a insolação e as queimaduras na pele. 

Fonte: Tua Saude 

Créditos: Drª. Aleksana Viana - Dermatologista 
Especialista em Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em 2007 com registro profissional no CRM/PE – 16907.

_______________

E Aí, Gostou De Descobrir O Que Fazer no Verão? 

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com a dermatologista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário  de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!
Agende sua consulta: 3502-0455 


Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Leia mais sobre Frutas e Nutricionista





terça-feira, 29 de outubro de 2019

DERMATOLOGIA



É o estudo da pele e anexos tais como pelos, glândulas, tratamento e prevenção das doenças.

Ramo da medicina que estuda as doenças da pele, dos cabelos, das unhas e mucosas, bem como as relações das lesões cutâneas com as doenças sistêmicas.

Dermatologia é também a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das enfermidades relacionados à pele e aos anexos cutâneos. Dentro da dermatologia, existe a dermatovenerologia, especialidade que tem importante atuação no contexto das infecções sexualmente transmissíveis.

A história da Dermatologia moderna começa na Europa, entre século XV e XVI, onde clínicos começam a se interessar por problemas cutâneos. O primeiro livro-texto de Dermatologia foi escrito em 1797, pelo doutor Robert Willian. De fato, aos poucos a Medicina começou a salientar a importância da pele, não apenas como um invólucro, mas o maior órgão do ser humano.

A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores.

A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia. Por lidar com a pele, a dermatologia é a especialidade médica mais indicada para atuação em cosmiatria. Atualmente, o Dermatologista formado pode realizar subespecialização em Dermocosmiatria, onde o estudo e aplicação no campo da cosmiatría é o centro de ação desse profissional.

Outro DESTAQUE é a Cirurgia Dermatológica que é uma subespecialidade da Dermatologia, onde o profissional médico se gabarita a realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade da pele e seus anexos (unhas, cabelos, glândulas, etc).


O QUE FAZ UM DERMATOLOGISTA?

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

O QUE SE FAZ EM UMA PRIMEIRA CONSULTA COM O DERMATOLOGISTA?

As principais queixas e doenças no consultório de dermatologia vão desde queda de cabelos, manchas na pele, micoses, sardas, verrugas, rugas a suspeita de câncer de pele. Para esclarecer as dúvidas e aproveitar ao máximo uma consulta, o dermatologista 


CONFIRA DICAS DO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR AO SEU DERMATOLOGISTA
É interessante ter algumas precauções antes de ir ao médico para que a consulta seja produtiva e você consiga esclarecer todas as suas dúvidas, já que há tanta extensão e particularidades. 

1) COMENTE TODAS SUAS DÚVIDAS

Quem nunca chegou a um médico cheio de queixas e depois esqueceu de relatar algum problema? 

Por isso, sempre antes de ir à consulta anote todas as suas dúvidas para não sair de lá com nenhum questionamento. 

Esse é o seu momento com o dermato!

2) PREPARE-SE PARA UM AVALIAÇÃO TOTAL TIPO 360 GRAUS.

Da cabeça aos pés: esta é a área de investigação do médico! 

Então, é comum ficar de roupão na hora da avaliação, para verificar cada detalhe do corpo, como manchinhas, sinais, celulite, estrias, entre outros. 

Mesmo que você não se queixe de algo relacionado ao corpo e só mencione a acne facial como problema, por exemplo, nas consultas de check-up, o dermatologista deve fazer uma avaliação “360º”.


3) RETIRE O ESMALTE DAS UNHAS ANTES DA CONSULTA
Além de examinar rosto e corpo, o médico também poderá avaliar a saúde das suas unhas. 

Você sabia que é por meio dessa área que é descoberto alguns problemas de saúde, como déficit de vitaminas, ansiedade, estresse e questões cardiovasculares? 

Dessa forma, evite usar esmaltes na primeira consulta para que a película colorida não dificulte a observação do especialista.

4) NÃO USE MAQUIAGEM, VÁ COM SUA PELE LIMPA

Assim como é interessante deixar as pontinhas dos dedos livres de cobertura, é ideal não usar maquiagem no dia de sua consulta. 

Assim, seu dermatologista poderá analisar todas as particularidades do seu rosto, como acne, manchas, rugas e linhas de expressão sem o empecilho de uma cobertura, como as de base e corretivo.

5) SIGA AS RECOMENDAÇÕES  DA SUA DERMATOLOGISTA

Depois do encontro com o seu dermatologista, não deixe de fazer os exames solicitados e usar os remédios e/ou dermocosméticos prescritos. 

Assim, você garante um tratamento de sucesso e uma pele impecável!

Redação: Camila Oliveira 



O assunto pele / dermatologista é muito vasto e iremos expor na sequência, cada um deles.
“Primeira pergunta importante, quais os cuidados necessários para a minha idade? 

QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM O ROSTO?
» Limpeza da Pele. Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. 
» Tônico Facial. 
» Esfoliação da Pele. 
» Máscara Facial. 
» Hidratação Facial. 
» Hidratante Clareador. 
» Tratamentos com Ácido. 
» Cremes para Área dos Olhos.

COMO CUIDAR DA SUA PELE NO VERÃO?
Por isso, para se proteger, confira aqui 10 dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias mais quentes do ano.
» Manter a pele limpa e hidratada. 
» Usar protetor solar diariamente. 
» Não se depilar no dia de pegar sol. 
» Tomar banho de água doce quando sair da praia. 
» Não fazer tratamentos de pele no verão.
No Brasil, a dermatologia é representada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que conta com mais de 8000 mil associados, que é a única instituição reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira como representante da dermatologia no país. 


Referências:
Wikipedia 
Tua Saude 

E Aí, Gostou De Descobrir O Que Faz Um Dermatologista? 

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!
Agende sua consulta: 21 3502-0455


Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Dicas de leituras:
Leia mais sobre Frutas e Nutricionista 




quarta-feira, 23 de outubro de 2019

CÂNCER DE MAMA MASCULINO


OS HOMENS TAMBÉM DEVEM FICAR ATENTOS COM ESSA DOENÇA

A cada 100 mulheres com câncer de mama, pelo menos um homem também é diagnosticado com a doença. Embora os tumores mamários se manifestem com menos frequência no sexo masculino, os sintomas não podem ser ignorados.

O mastologista Carlos Frederico Lima, consultor médico da Fundação do Câncer, alerta: a faixa etária mais suscetível ao problema é a partir dos 50 anos.

Assim como nas mulheres, o principal sinal do câncer de mama nos homens é a presença de nódulo, o que neles pode ser confundido com aumento do tecido glandular.


“O tumor pode causar dor local e apresenta normalmente um crescimento progressivo. Inicialmente percebe-se que ele não se adere à musculatura da parede torácica, mas, em alguns casos, pode invadir essas estruturas”, explica Carlos Frederico Lima.

Depois que a pessoa desconfia da existência de um nódulo, o diagnóstico normalmente é feito através de avaliação clínica e radiológica. A biópsia complementa o resultado dos exames.

Apesar de correrem menos risco, os homens não podem deixar de se prevenir, já que hábitos saudáveis podem combater não só o câncer de mama, mas diversos tipos de tumores. 

Segundo Lima, histórias de câncer de mama na família conferem um forte caráter de transmissão hereditária, mas alguns artigos científicos também relacionam a doença com o alcoolismo. 

As opções de tratamento são exatamente as mesmas disponíveis para as mulheres: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal. 

“Da mesma forma que nas mulheres, é importante a realização de atividade física aeróbica de forma regular, a baixa ingestão de álcool, uma dieta bem equilibrada e balanceada. Nos casos em que haja uma forte história familiar, recomenda-se um acompanhamento médico com especialista”, aconselha o médico. 

Por ser um tipo de tumor raro nos homens, é aconselhável que se realize o teste genético para identificar possíveis genes que sofreram mutações, sendo os mais comuns o BRCA1 e o BRCA2. Adicionalmente, os indivíduos que possuem esses genes alterados têm ainda um risco mais elevado de desenvolverem tumores na próstata.

Diagnosticar precocemente o cancro da mama aumenta exponencialmente as probabilidade de um tratamento bem-sucedido e consequentemente de sobrevivência. Contudo, pela sua raridade, não há indicação para que os homens realizem exames de despiste com ecografias e mamografias. Dessa forma, é importante que a população masculina fique atenta a alterações na região. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas (tumores). Não deixe de procurar um médico caso se aperceba de alguma alteração nessa área do corpo. 




Fontes:
CANCER ORG 
INCA 


Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com um clínico geral hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!
Agende sua consulta: 3502-0455 

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

O Conteúdo Foi Útil Para Você?
Sim  /  Não 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura  

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.







terça-feira, 15 de outubro de 2019

FONOAUDIOLOGIA


Especialidade médica que compreende o estudo da fonação e da audição, de seus distúrbios e das suas formas de tratamento.

A Fonoaudiologia ou Terapia da fala e Audiologia, antes denominada logopedia é a ciência que tem como objeto de estudo as funções biológicas e comportamentais envolvidas na comunicação humana. Essas funções incluem funções neurovegetativas (mastigação, deglutição e aspectos funcionais da respiração) e neurológicas, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos nas funções auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição."


O FONOAUDIÓLOGO é um profissional da saúde e atua em pesquisa, orientação, perícias, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento fonoaudiológico na área da comunicação oral e escrita, voz, audição e equilíbrio, sistema nervoso e sistema estomatognático incluindo a região cérvico facial.



AUDIOLOGISTA X FONOAUDIOLOGISTA
O Audiologista é o fonoaudiólogo especialista que se dedica ao estudo do sentido audição, desde a recepção das ondas sonoras pelo ouvido até o completo processamento das informações auditivas pelo córtex do sistema nervoso central, dedicando-se pois ao estudo da anatomia, da fisiologia, da neurofisiologia e das patologias de todo o aparelho auditivo.

Este profissional sem dúvida, é o mais capacitado para diagnosticar, atestar e tratar os distúrbios da audição e suas consequências no dia-a-dia do indivíduo por eles acometido, daí o porquê vem sendo muito requisitado na esfera do poder judiciário para que realize perícias nas questões que envolvem a audição, pois para o judiciário não basta saber que há lesão e o seu grau, é fundamental para a decisão do Juiz saber de que forma aquela lesão afeta a vida do cidadão.


Nesta área, o Fonoaudiólogo especialista em audiologia, realiza diagnósticos, prognósticos e estabelece tratamentos ou auxilia no estabelecimento de condutas de outros profissionais da área da saúde tais como pediatras, otorrinolaringologistas, neurologistas, neurocirurgiões, geriatras, clínicos gerais e outros.



O audiologista também dedica-se ao estudo de física, acústica e psicoacústica, fundamentais para que possa compreender o funcionamento eletrônico complexo das próteses auditivas, o que o habilita a selecionar, ajustar, regular e adaptar aparelhos auditivos de forma precisa, para corrigir a função auditiva afetada por diferentes graus e formas de lesões, de pessoas em todas as faixas de idade a partir dos primeiros meses de vida.

O FONOAUDIÓLOGO deve ser consultado regularmente, desde os primeiros dias de vida, onde é realizada uma avaliação da capacidade auditiva do bebê ao nascimento, posteriormente ao completar 1 ano de vida, e ao entrar em idade escolar, ou quando apresentar quaisquer sintomas como dor, sensação de ouvido tapado, tonturas, zumbidos (chiado), estalos, e dificuldades para ouvir.



A otoneurologia se dedica a diagnósticos relacionados à função vestibular que participa do controle do equilíbrio do indivíduo, área de fusão entre a fonoaudiologia, otorrinolaringologia e neurologia, cujas doenças desse sistema são popularmente conhecidas como "labirintites".

Juntamente com o Otorrinolaringologista, o audiologista, participa da cirurgia de implante coclear (dispositivo eletrônico implantado no nervo da audição) fazendo exames antes e depois do implante para saber se o paciente reagiu bem ao aparelho, indicando ao Otorrino aonde colocar o aparelho na orelha do paciente.

O audiologista pode também fazer a monitoração de pacientes em coma, auxiliando no prognóstico destes pacientes, realiza exames eletrofisiológicos da audição para auxiliar no processo de diagnóstico de morte encefálica, e pode realizar monitoração da ototoxicidade* ao paciente quando em uso de certas medicações como é o caso do uso dos antibióticos conhecidos como aminoglicosídios (amicacina, arbecacina, gentamicina, canamicina, azitromicina, neomicina, netilmicina, paromomicina, rodostreptomicina, estreptomicina, tobramicina e apramicina e as antraciclinas - utilizadas em quimioterapias.

Este profissional é fundamental em todos os níveis de atenção à saúde, desde a atenção básica, passando pela média até a alta complexidade.



PROBLEMAS DE AUDIÇÃO:

OTOTOXIDADE: danos progressivos nas células sensoriais do sentido da audição e do equilíbrio no ouvido interno: pode resultar em ataxia (andar desequilibrado), vertigens; surdez temporária ou permanente.

LINGUAGEM
Acompanha o desenvolvimento do bebê desde o nascimento, e a partir daí em consultas regulares, nos aspectos relacionados ao processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Estuda problemas relacionados com a aquisição e o desenvolvimento da linguagem, faz diagnósticos de atrasos ou retardos de linguagem, estabelece o tratamento para a habilitação de crianças com atraso ou deficiência desta ordem.

Faz avaliação, diagnóstico, prognósticos e estabelece tratamentos para pacientes que adquiriram a linguagem mas a perderam ou passam a apresentar algum distúrbio ou anormalidade por algum motivo, a exemplo de quem sofreu derrame cerebral também chamado de AVE (acidente vascular encefálico), traumas cranianos, isquemias cerebrais, doenças degenerativas do sistema nervoso central (esclerose múltipla, mal de Alzheimer, degeneração olivopontocerebelar, mal de Parkinson, etc.), tumores intracranianos, sequelas de neurocirurgias e outras condições clínicas.


Os problemas podem ser retardo na fala ou emissões das primeiras palavras (demora para falar e expressar-se), deficiência na formação de frases - (fala frases de forma incompleta ou mal consegue terminá-las); omissões e acréscimos de sons na fala (pula palavras ou frases inteiras); troca de fonemas (Troca palavras) ; gagueira (pode ser de origem neural, psicológica ou motora), entre outros.


VOZ
O profissional que atua nessa área pode não só prevenir os distúrbios da voz como melhorá-la, atuando no aperfeiçoamento e promoção da saúde vocal, tanto na fala como no canto, até a reabilitação das disfonias, com preocupação especial na prevenção dos problemas de voz. Como quando se torna áspera, rouca ou de difícil emissão.

A fonooncologia, por exemplo, atua em todos os aspectos e possibilidades de reabilitação do indivíduo que tenha sido acometido por câncer de cabeça e pescoço, assim como promove a inserção do fonoaudiólogo em equipes hospitalares multiprofissionais.

Ensinar técnicas que auxiliam a correta postura e seu uso quanto a respiração e impostação vocal por exemplo para quem trabalha na área de telemarketing e em meios de comunicação oral.


FONTE: Wikipédia  




E Aí, Gostou De Descobrir O Que Faz Um Fonoaudiólogo?

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário com nossa Fonoaudióloga de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 


Confira os Horários dos Médicos 

Agende sua consulta:
Tel. Marcação Consultas: 3502-0455
Cel. Comercial - (21) 98777-0454


Leia mais sobre PSICOLOGIA  





GERONTOLOGIA


É o estudo dos fenômenos fisiológicos, psicológicos e sociais relacionados ao envelhecimento do ser humano.

A palavra GERONTOLOGIA deriva da língua grega e significa estudo do envelhecimento. O aluno do curso de Gerontologia estuda as mudanças ocorridas no processo de envelhecimento do ser humano e procura adaptar essas mudanças para que o idoso tenha uma vida mais tranquila nos aspectos físicos, psicológicos e biológicos.


O QUE FAZ A GERIATRIA E GERONTOLOGIA? 
Ao contrário do que muitos pensam, Gerontologia e Geriatria não são a mesma coisa. A Geriatria é uma área dentro da Medicina que trata exclusivamente de doenças presentes nos idosos. Já a Gerontologia estuda o processo de envelhecimento e o que fazer para se ter uma melhor qualidade de vida ao longo dos anos. Desta forma, a Gerontologia está cada vez mais presente na atualidade, com crescentes estudos e demanda maior diante o mercado de trabalho. 

GERIATRIA é a especialidade médica que se integra na área da Gerontologia com o instrumental específico para atender aos objetivos da promoção da saúde, da prevenção e do tratamento das doenças, da reabilitação funcional e dos cuidados paliativos.

Geriatra é o médico que se especializou no cuidado de pessoas idosas.



QUANDO SE DEVE PROCURAR UM GERIATRA?
Mas para consultar com o geriatra não é necessário esperar chegar aos 60. Muitos médicos já recomendam ir ao geriatra aos 40 anos. Quanto antes se prevenir das doenças, melhor e mais saudável será a terceira idade. O que importa é que independente da idade a pessoa pense na sua saúde e no envelhecimento com qualidade. 



O QUE É GERIATRIA PREVENTIVA?
Geriatria Preventiva: Novas Técnicas Retardam o Envelhecimento. Há muito que a geriatria deixou de ser a medicina do idoso para se tornar a medicina do jovem que quer retardar o processo de envelhecimento. 



A gerontologia compreende o apoio familiar, capacitação, planejamento, docência e pesquisa, com o objetivo  de promover ações para informar a população sobre os cuidados específicos para com os idosos e promover  qualidade de vida da 3ª idade.

A gerontologia é a ciência que realiza o estudo do envelhecimento humano, com o objetivo de atender às necessidades físicas, emocionais e sociais do idoso. A geriatria é a área médica que estuda e trata das doenças que acometem as pessoas idosas.

O profissional que atua na Gerontologia é responsável pela criação, planejamento, organização de projetos que visam a satisfação do idoso em diversos aspectos,  como: social, físico e psicológico, sendo habilitado a atuar com grupos inerentes que necessitam de cuidados especiais, como idosos que vivem sozinhos, apresentam problemas mentais, possibilitando que eles possam realizar atividades que propiciem a inserção social.

O crescimento da população de idosos e o aumento da expectativa de vida fazem com que o mercado necessite cada vez mais desses profissionais.


ENTENDA MELHOR O QUE É GERONTOLOGIA, VEJA VÍDEO.
https://www.youtube.com/watch?v=eLHBsRo92mA 



E Aí, Gostou De Descobrir sobre Gerontologia?

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário com nossa Gerontólogo de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Siga e Curta nosso Blog e pode Compartilhar.
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Agende sua consulta: 
Tel. Marcação Consultas: 3502-0455 
Cel. Comercial - (21) 98777-0454

Leia mais sobre Clinica Geral 








quinta-feira, 10 de outubro de 2019

CIRURGIA PLASTICA


A cirurgia plástica é uma das mais de 50 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e   pela Associação Médica Brasileira. 

Por meio de avançadas técnicas cirúrgicas, seu objetivo é reconstituir alguma parte do corpo para tratar doenças e deformidades anatômicas,congênitas, adquiridas, traumáticas, degenerativas e oncológicas, bem como de  suas conseqüências, objetivando beneficiar os pacientes visando  seu  equilíbrio  biopsicosocial e conseqüente melhoria sobre a sua qualidade de vida; 

O QUE É CIRURGIA PLÁSTICA ?

O Brasil é a 7º economia do mundo, mas quando o assunto é Estética, ficamos em 2º lugar e com relação a procedimentos estéticos ficamos atrás apenas para o EUA, sendo que aproximadamente 16% dos cirurgiões plásticos do mundo estão no nosso país.

A cirurgia plástica é um procedimento que visa aperfeiçoar o corpo e agregar melhorias tanto funcionais como na autoestima.

De acordo com a sua finalidade, a cirurgia plástica pode ser:

- ESTÉTICA: A Cirurgia Plástica Estética é aquela efetuada com o objetivo de aprimorar a aparência de uma determinada região do corpo. Um exemplo muito comum nesses casos são as mulheres que apresentam seios grandes e apresentam dores cervicais. Problemas assim implicam dificuldades que vão de problemas funcionais a percalços sociais;

- REPARAÇÃO: A Cirurgia Plástica Reparadora tem como principal finalidade a correção das mais variadas lesões, que contemplam queimaduras graves, reconstrução mamária após a cirurgia de câncer de mama, sequelas ocasionadas por acidentes, fratura de ossos da face, lesões causadas por tumores ou cânceres de peles, entre outras.

O Brasil é reconhecido mundialmente como parâmetro em cirurgia plástica, respondemos  por aproximadamente 10% das 6,3 milhões de cirurgias, ou seja, de cada 10 cirurgias plásticas no planeta, uma é realizada em solos brasileiros.

AS CIRURGIAS MAIS POPULARES NO BRASIL
- Lipoaspiração;
- Aumento de mamas (silicone);
- Abdominoplastia (retirada de excesso de gordura no abdômen);
- Blefaroplastia (retirada de excesso de pele nas pálpebras);
- Redução de mamas.

DESTACAMOS O CRESCIMENTO DOS PROCEDIMENTOS NO BRASIL
- Aumento dos lábios (sem materiais injetáveis);
- Otoplastia (correção de orelhas de abano);
- Gluteoplastia (prótese nos glúteos);
- Ginecomastia (diminuição de mama masculina);
- Rejuvenescimento vaginal (Cirurgia íntima feminina).
As cirurgias plásticas são realizadas sob duas perspectivas: a cirurgia plástica reparadora e a cirurgia plástica estética. 

A cirurgia plástica reparadora tem como objetivo corrigir lesões deformantes, defeitos congênitos ou adquiridos. 

É considerada tão necessária quanto qualquer outra intervenção cirúrgica. 

A cirurgia plástica estética é aquela realizada com o objetivo de melhorar a aparência física do indivíduo. 

A pessoa quando se submete a tal intervenção cirúrgica não a faz com intenção ou propósito de obter alguma melhora em seu estado de saúde, mas sim para melhorar algum aspecto físico que não lhe agrada, ou seja, corrigir uma deformidade congênita, por exemplo, como uma orelha proeminente ou em abano, ou uma mama flácida que pode lhe dificultar um relacionamento afetivo. Situações que não lhe causam prejuízo da ordem funcional, mas sim de ordem psicológica. 




No Brasil, o médico sem especialidade pode praticar qualquer ato não sendo especialista reconhecido mas, em caso de complicações, ele pode ser considerado não-perito pois não possuía a formação adequada, colocando o paciente em risco maior do que o habitual. 

Alguns autores dividem a Cirurgia Plástica em "Estética" e "Reconstrutora" mas há um limite muito tênue entre essas duas áreas pois em uma criança com orelhas proeminentes será considerada estética por muitos mas muitos casos a criança só quer parar de chamar a atenção. 



Outros exemplos são: redução mamária (a mulher quer passar a chamar menos atenção), ou a rinoplastia (a pessoa quer ter um nariz normal, proporcional). 

Até em casos de prótese de silicone, as vezes a mulher quer apenas ter um corpo como a maioria das mulheres da sua idade. 

E as reconstruções como lábio leporino, fissura palatina, queimados, reconstruções pós-câncer de pele, são sempre realizadas com muito capricho para manter a melhor estética possível. 

EXAMES PRÉ OPERATÓRIOS NECESSÁRIOS 

» Realizar exames médicos como exame de sangue completo e eletrocardiograma. 

» Reduzir o número de cigarros que fuma ou deixar de fumar pelo menos 1 mês antes da cirurgia, para evitar a embolia pulmonar; 

» Evitar tomar a pilula 1 mês antes da cirurgia, principalmente se a cirurgia durar mais de 4 horas há maiores, para diminuir o risco de trombose; 

» Deixar de tomar alguns remédios, como a aspirina por indicação do médico para evitar complicações; 

» Tomar antibiótico antes da cirurgia, por recomendação médica. 

» Para minimizar esses perigos o indivíduo deve-se sempre optar por escolher um cirurgião plástico que seja capacitado e de confiança e escolher um hospital ou clínica que tenha um bom reconhecimento. 

FONTE:
Tua Saude 

E Aí, Gostou De Descobrir Sobre Cirurgia Plástica?
Em breve estaremos explanando outras áreas da cirurgia plástica.

Então, que tal marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo?
- A sua saúde e estética agradecem!


Você pode agendar um horário com nosso Cirurgião Plástico de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

O Conteúdo Foi Útil Para Você? 
Sim  /  Não

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe. 

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 


Agende sua consulta: 
Tel. Marcação Consultas: 3502-0455 
Cel. Comercial - (21) 98777-0454 

Se prepare para uma ótima cirurgia plástica, Leia mais sobre Nutricionista