terça-feira, 29 de outubro de 2019

DERMATOLOGIA



É o estudo da pele e anexos tais como pelos, glândulas, tratamento e prevenção das doenças.

Ramo da medicina que estuda as doenças da pele, dos cabelos, das unhas e mucosas, bem como as relações das lesões cutâneas com as doenças sistêmicas.

Dermatologia é também a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico-cirúrgico das enfermidades relacionados à pele e aos anexos cutâneos. Dentro da dermatologia, existe a dermatovenerologia, especialidade que tem importante atuação no contexto das infecções sexualmente transmissíveis.

A história da Dermatologia moderna começa na Europa, entre século XV e XVI, onde clínicos começam a se interessar por problemas cutâneos. O primeiro livro-texto de Dermatologia foi escrito em 1797, pelo doutor Robert Willian. De fato, aos poucos a Medicina começou a salientar a importância da pele, não apenas como um invólucro, mas o maior órgão do ser humano.

A Dermatologia atua em todos os processos fisopatológicos que envolvem a pele: desde simples infecções, reações auto-imunes e inflamatórias, e tumores.

A hansenologia é outra importante área de atuação da dermatologia. Por lidar com a pele, a dermatologia é a especialidade médica mais indicada para atuação em cosmiatria. Atualmente, o Dermatologista formado pode realizar subespecialização em Dermocosmiatria, onde o estudo e aplicação no campo da cosmiatría é o centro de ação desse profissional.

Outro DESTAQUE é a Cirurgia Dermatológica que é uma subespecialidade da Dermatologia, onde o profissional médico se gabarita a realizar procedimentos cirúrgicos de maior complexidade da pele e seus anexos (unhas, cabelos, glândulas, etc).


O QUE FAZ UM DERMATOLOGISTA?

O dermatologista é o médico especialista no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças da pele, pelos, mucosas, cabelos e unhas. São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam a pele de crianças, adultos e idosos.

O QUE SE FAZ EM UMA PRIMEIRA CONSULTA COM O DERMATOLOGISTA?

As principais queixas e doenças no consultório de dermatologia vão desde queda de cabelos, manchas na pele, micoses, sardas, verrugas, rugas a suspeita de câncer de pele. Para esclarecer as dúvidas e aproveitar ao máximo uma consulta, o dermatologista 


CONFIRA DICAS DO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR AO SEU DERMATOLOGISTA
É interessante ter algumas precauções antes de ir ao médico para que a consulta seja produtiva e você consiga esclarecer todas as suas dúvidas, já que há tanta extensão e particularidades. 

1) COMENTE TODAS SUAS DÚVIDAS

Quem nunca chegou a um médico cheio de queixas e depois esqueceu de relatar algum problema? 

Por isso, sempre antes de ir à consulta anote todas as suas dúvidas para não sair de lá com nenhum questionamento. 

Esse é o seu momento com o dermato!

2) PREPARE-SE PARA UM AVALIAÇÃO TOTAL TIPO 360 GRAUS.

Da cabeça aos pés: esta é a área de investigação do médico! 

Então, é comum ficar de roupão na hora da avaliação, para verificar cada detalhe do corpo, como manchinhas, sinais, celulite, estrias, entre outros. 

Mesmo que você não se queixe de algo relacionado ao corpo e só mencione a acne facial como problema, por exemplo, nas consultas de check-up, o dermatologista deve fazer uma avaliação “360º”.


3) RETIRE O ESMALTE DAS UNHAS ANTES DA CONSULTA
Além de examinar rosto e corpo, o médico também poderá avaliar a saúde das suas unhas. 

Você sabia que é por meio dessa área que é descoberto alguns problemas de saúde, como déficit de vitaminas, ansiedade, estresse e questões cardiovasculares? 

Dessa forma, evite usar esmaltes na primeira consulta para que a película colorida não dificulte a observação do especialista.

4) NÃO USE MAQUIAGEM, VÁ COM SUA PELE LIMPA

Assim como é interessante deixar as pontinhas dos dedos livres de cobertura, é ideal não usar maquiagem no dia de sua consulta. 

Assim, seu dermatologista poderá analisar todas as particularidades do seu rosto, como acne, manchas, rugas e linhas de expressão sem o empecilho de uma cobertura, como as de base e corretivo.

5) SIGA AS RECOMENDAÇÕES  DA SUA DERMATOLOGISTA

Depois do encontro com o seu dermatologista, não deixe de fazer os exames solicitados e usar os remédios e/ou dermocosméticos prescritos. 

Assim, você garante um tratamento de sucesso e uma pele impecável!

Redação: Camila Oliveira 



O assunto pele / dermatologista é muito vasto e iremos expor na sequência, cada um deles.
“Primeira pergunta importante, quais os cuidados necessários para a minha idade? 

QUAIS OS PRINCIPAIS CUIDADOS COM O ROSTO?
» Limpeza da Pele. Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. 
» Tônico Facial. 
» Esfoliação da Pele. 
» Máscara Facial. 
» Hidratação Facial. 
» Hidratante Clareador. 
» Tratamentos com Ácido. 
» Cremes para Área dos Olhos.

COMO CUIDAR DA SUA PELE NO VERÃO?
Por isso, para se proteger, confira aqui 10 dicas de cuidados essenciais com a pele nos dias mais quentes do ano.
» Manter a pele limpa e hidratada. 
» Usar protetor solar diariamente. 
» Não se depilar no dia de pegar sol. 
» Tomar banho de água doce quando sair da praia. 
» Não fazer tratamentos de pele no verão.
No Brasil, a dermatologia é representada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que conta com mais de 8000 mil associados, que é a única instituição reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira como representante da dermatologia no país. 


Referências:
Wikipedia 
Tua Saude 

E Aí, Gostou De Descobrir O Que Faz Um Dermatologista? 

Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!
Agende sua consulta: 21 3502-0455


Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

Dicas de leituras:
Leia mais sobre Frutas e Nutricionista 




Nenhum comentário:

Postar um comentário