quarta-feira, 23 de outubro de 2019

CÂNCER DE MAMA MASCULINO


OS HOMENS TAMBÉM DEVEM FICAR ATENTOS COM ESSA DOENÇA

A cada 100 mulheres com câncer de mama, pelo menos um homem também é diagnosticado com a doença. Embora os tumores mamários se manifestem com menos frequência no sexo masculino, os sintomas não podem ser ignorados.

O mastologista Carlos Frederico Lima, consultor médico da Fundação do Câncer, alerta: a faixa etária mais suscetível ao problema é a partir dos 50 anos.

Assim como nas mulheres, o principal sinal do câncer de mama nos homens é a presença de nódulo, o que neles pode ser confundido com aumento do tecido glandular.


“O tumor pode causar dor local e apresenta normalmente um crescimento progressivo. Inicialmente percebe-se que ele não se adere à musculatura da parede torácica, mas, em alguns casos, pode invadir essas estruturas”, explica Carlos Frederico Lima.

Depois que a pessoa desconfia da existência de um nódulo, o diagnóstico normalmente é feito através de avaliação clínica e radiológica. A biópsia complementa o resultado dos exames.

Apesar de correrem menos risco, os homens não podem deixar de se prevenir, já que hábitos saudáveis podem combater não só o câncer de mama, mas diversos tipos de tumores. 

Segundo Lima, histórias de câncer de mama na família conferem um forte caráter de transmissão hereditária, mas alguns artigos científicos também relacionam a doença com o alcoolismo. 

As opções de tratamento são exatamente as mesmas disponíveis para as mulheres: quimioterapia, radioterapia, cirurgia e tratamento hormonal. 

“Da mesma forma que nas mulheres, é importante a realização de atividade física aeróbica de forma regular, a baixa ingestão de álcool, uma dieta bem equilibrada e balanceada. Nos casos em que haja uma forte história familiar, recomenda-se um acompanhamento médico com especialista”, aconselha o médico. 

Por ser um tipo de tumor raro nos homens, é aconselhável que se realize o teste genético para identificar possíveis genes que sofreram mutações, sendo os mais comuns o BRCA1 e o BRCA2. Adicionalmente, os indivíduos que possuem esses genes alterados têm ainda um risco mais elevado de desenvolverem tumores na próstata.

Diagnosticar precocemente o cancro da mama aumenta exponencialmente as probabilidade de um tratamento bem-sucedido e consequentemente de sobrevivência. Contudo, pela sua raridade, não há indicação para que os homens realizem exames de despiste com ecografias e mamografias. Dessa forma, é importante que a população masculina fique atenta a alterações na região. Como os homens têm pouco tecido mamário, é mais fácil de observar ou sentir pequenas massas (tumores). Não deixe de procurar um médico caso se aperceba de alguma alteração nessa área do corpo. 




Fontes:
CANCER ORG 
INCA 


Então, que tal prevenir as doenças e marcar uma consulta com um clínico geral hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode agendar um horário de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e aproveite!
Agende sua consulta: 3502-0455 

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

O Conteúdo Foi Útil Para Você?
Sim  /  Não 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura  

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de diversas especialidades com PREÇOS POPULARES.







Nenhum comentário:

Postar um comentário