O QUE É URODINÂMICA
A DANI FISIO CLÍNICA POPULAR ESTÁ DISPONIBILIZANDO ESSE TIPO DE EXAME.
Urodinâmica ou estudo urodinâmico é um exame fundamental para o diagnóstico do mal funcionamento da bexiga e da uretra/próstata, tanto em homens quanto em mulheres. Trata-se de um exame que é realizado no consultório médico, sob a supervisão do urologista e de uma técnica em enfermagem. Wikipédia
COMO É FEITO O EXAME DE URODINÂMICA?
Estudo Urodinâmico é um procedimento para diagnóstico, e é relativamente invasivo, ou seja, quando você colhe um exame de urina, você faz xixi e colhem a sua urina. O Estudo Urodinâmico é como se fosse um eletrocardiograma da parte da bexiga, só que precisa colocar uma sonda pelo canal uretral.
PARA QUE SERVE O EXAME DE URODINÂMICA?
Tal procedimento é capaz de avaliar a função da bexiga e do esfíncter da uretra, que são os principais responsáveis pela continência urinária. O estudo urodinâmico tenta simular a função do trato urinário inferior, tanto na fase de armazenamento (enchimento da bexiga) quanto no esvaziamento (micção propriamente dita).
ESTOU COM A URINA SOLTA, O QUE PODE SER?
Pode ser causada pelo enfraquecimento do músculo da bexiga ou pela obstrução à saída de urina. O aumento da próstata pode resultar nesta obstrução. Por esta razão, este tipo de incontinência é mais frequente em homens. ... Alguns indivíduos podem ter duas ou mais causas de incontinência.
AVALIAÇÃO URODINÂMICA E PARA QUE SERVE?
A avaliação urodinâmica ou estudo urodinâmico é um importante exame que, geralmente solicitado por um urologista ou ginecologista, busca registrar alterações relacionadas ao trato urinário. Saiba mais.
Por definição, a avaliação urodinâmica é o estudo dos fatores fisiológicos e patológicos envolvidos nas várias fases do armazenamento, transporte e esvaziamento do trato urinário inferior (bexiga e uretra). É um exame para avaliar o estado funcional do trato urinário, comprometido muitas vezes por condições urológicas ou neurológicas disfuncionais. Tal procedimento é capaz de avaliar a função da bexiga e do esfíncter da uretra, que são os principais responsáveis pela continência urinária. O estudo urodinâmico tenta simular a função do trato urinário inferior, tanto na fase de armazenamento (enchimento da bexiga) quanto no esvaziamento (micção propriamente dita).
É geralmente indicado quando o trato urinário inferior do paciente não está funcionando bem, o que costuma ocorrer pelos seguintes motivos: quando a bexiga contrai involuntariamente, ou seja, tem contrações fora de hora, sem o comando cerebral; quando a bexiga tem uma capacidade menor de acumular urina; quando há insuficiência do esfíncter uretral ou das estruturas que sustentam a uretra em sua posição; ou a bexiga tem uma parede espessada e baixa possibilidade de distender-se satisfatoriamente, apresentando elevada tensão dessa estrutura.
O estudo urodinâmico pode detectar inúmeras doenças que causam alterações do trato urinário inferior, destacando-se entre elas, a bexiga neurogênica. Nessa situação, os nervos da bexiga são comprometidos. Nos exemplos de doenças que podem evoluir com bexiga neurogênica incluem-se a diabete, traumatismo raquimedular, acidente vascular cerebral, Parkinson, esclerose múltipla, mielites, mielomeningocele e a maior parte das doenças neurológicas que atingem o sistema nervoso central. Mulheres com incontinência urinária e homens com hiperplasia prostática (aumento da próstata) podem necessitar desse tipo de avaliação. A bexiga hiperativa, que é a presença de urgência miccional (nesse caso é comum a pessoa ter que sair correndo para urinar) também representa uma indicação comum. Certamente, entre todos os sintomas urinários, a incontinência urinária representa a principal indicação do estudo urodinâmico.
A realização da avaliação acontece em duas etapas. Na primeira, a bexiga da (o) paciente é enchida com soro, lentamente. Quando a(o) paciente sente grande desejo de urinar, o soro é interrompido e é permitido que a pessoa urine. Esta é a segunda e última fase do procedimento. Tal exame deve ser realizado em ambiente privativo. Duas sondas finas são passadas na uretra, uma mede a pressão e a outra é usada para infusão do soro. Na maior parte das vezes uma sonda é passada pelo ânus, até o reto. Essa sondagem é indolor e a sensação é parecida com a introdução de um supositório. A atividade do esfíncter uretral pode também ser mensurada.
O paciente que irá se submeter a tal avaliação não precisa ter um preparo especial. Não há necessidade de jejum ou lavagem intestinal. Não precisa raspar os pelos púbicos. Recomenda-se apenas um banho com higiene cuidadosa do genital antes do exame. O principal preparo para o paciente deve ser dado pelo profissional que realizará o exame, que é o amparo emocional. Como há necessidade de passar uma sonda na uretra e reto, a(o) paciente sente-se constrangida(o) e reluta em realizá-lo, o que é um equívoco. Quando realizado por um profissional experiente, o estudo urodinâmico dura cerca de 20 minutos e não dói. A sondagem do paciente acarreta um desconforto muito pequeno e tolerável até mesmo por crianças. A discussão prévia de como é o exame e todos os seus passos, bem como a sua importância, aliviará o estresse e ansiedade da(o) paciente e ajudará a desfazer certos mitos relacionados.
O estudo urodinâmico é um procedimento seguro. O risco ao paciente é muito pequeno. A lubrificação na sondagem reduz o risco de lesão da uretra. Muito raramente há sangramento na urina ou uretral após o exame. Não há injeção de contrastes na veia e, por isso, o risco de processos alérgicos é pequeno. O maior risco com esse exame é o aparecimento de infecção urinária, que acontece em 1 a 3% dos exames. Antibióticos preventivos podem ser utilizados, mas esse é um assunto controverso.
AUTOR: Dr. Ubirajara Barroso / CRM BA 11163
Dr. Ubirajara Barroso é urologista pediátrico e pesquisador do CNPQ nível 2. Especialista em doenças urinárias e genitais da infância. Tem especialização e é referência no tratamento das mais complexas patologias genitais. É professor adjunto de Urologia na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.
FONTES:
WIKIPEDIA ISAUDE
TAGS
#Urologia #ExameUrinario #Urodinamica #AvaliaçãoUrodinâmica #EstudoUrodinâmico #Urologia #Ginecologia #TratoUrinário #PacienteUrologico #Prostata #ContinenciaUrinaria #UrinaSolta
VEJA IMAGENS EM SLIDES
https://pt.slideshare.net/DaphneGilly/estudo-urodinmico
A DANI FISIO CLÍNICA POPULAR JÁ ESTÁ DISPONIBILIZANDO ESSE TIPO DE EXAME.
E Aí, Gostou De Descobrir mais informações sobre o exame de URODINÂMICA?
Então, que tal prevenir e marcar uma consulta com nosso Urologista hoje mesmo?
- A sua saúde agradece!
Você pode agendar um horário de forma muito mais prática e fácil.
Entre em contato conosco e Agende sua consulta: 3502-0455
ATENÇÃO: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clínica Popular também é Cultura !!
CURTA NOSSO BLOG E COMPARTILHE
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/
Médicos de Diversas Especialidades Com PREÇOS POPULARES.
https://www.facebook.com/fisiodani/
TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/p/tecnicas.html
HORÁRIO DOS MÉDICOS
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/p/horarios.html
DICAS DE LEITURA
UROLOGIA
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/09/urologia.html
CLÍNICA GERAL
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/09/clinica-geral.html
HIPERTENSÃO
A pressão alta não causa sintomas, o que justifica sua fama de “matadora silenciosa”, mas pode trazer sérios danos à saúde, como infarto e AVC.
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/12/hipertensao.html
8 SINAIS DE QUE VOCÊ PRECISA REALIZAR UM CHECK UP
Você sabia que a sua aparência pode revelar irregularidades com a sua saúde?
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2020/01/check-up.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário