A oxiuríase, também conhecida por oxiurose e enterobiose, é uma doença infecciosa causada pelo parasita Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como oxiúrus, que pode ser transmitido por meio do contato com superfícies contaminadas, ingestão de alimentos contaminados com ovos ou inalação dos ovos dispersos no ar, já que são bastante leves.
Os ovos no organismo eclodem no intestino, sofrem processo de diferenciação, maturação e reprodução. As fêmeas durante à noite se deslocam até a região perianal, onde colocam seus ovos. Esse deslocamento da fêmea é que leva ao aparecimento do sintoma característico da oxiuríase, que é a coceira intensa no ânus.
Larvas do verme em movimentação pelo intestino durante a noite. Larvas do verme em movimentação pelo intestino durante a noite.
COMO ACONTECE A TRANSMISSÃO?
A transmissão do oxiúrus acontece por meio da ingestão dos ovos desse parasita por meio de alimentos contaminados ou por colocar a mão suja na boca, sendo mais frequente disso acontecer em crianças entre 5 e 14 anos. Além disso é possível ser contaminado por meio da inalação dos ovos que podem ser encontrados dispersos no ar, já que são bastante leves, e contato com superfícies contaminadas, como roupas, cortinas, lençóis e tapetes.
É possível também que haja auto-infecção, sendo mais comum nos bebês que usam fralda. Isso porque caso o bebê esteja infectado, após fazer cocô, pode tocar na fralda suja e levar à mão na boca, ficando novamente infectado.
PRINCIPAIS SINTOMAS
O sintoma mais comum da enterobiose é a coceira no ânus, principalmente durante a noite, pois é o período em que o parasita se movimenta até o ânus. Além da coceira anal, que muitas vezes é intensa e atrapalha o sono, outros sintomas podem aparecer caso haja grande quantidade de parasitas, sendo os principais:
» Enjoo;
» Vômito;
» Dor na barriga;
» Cólica intestinal;
» Pode haver sangue nas fezes.
Para diagnosticar a presença do verme desta infecção, é necessário coletar material do ânus, pois o exame de fezes comum não é útil para detectar o verme. A coleta de material, geralmente, é feita com a colagem de fita celofane adesiva, método conhecido como fita gomada, que é solicitada pelo médico.
Saiba reconhecer os sintomas de oxiúrus.
COMO É FEITO O TRATAMENTO ?
O tratamento para enterobiose é orientado pelo médico, que prescreve medicamentos vermífugos, usados em dose única para eliminar os vermes e os ovos que infectam o organismo. Ainda é possível de passar uma pomada anti-helmíntica no ânus, por 5 dias, o que ajuda a potencializar o efeito do remédio.
Outra opção que atinge ainda outra grande quantidade de parasitas intestinais, é usado por 3 dias. Seja qual for o medicamento utilizado, é recomendado que seja feito o exame novamente, para verificar se ainda há sinais de infecção e, em caso positivo, realizar novamente o tratamento.
COMO PREVENIR A ENTEROBIOSE
Para evitar a infecção por enterobiose, é necessário tomar precauções simples, como ter bons hábitos de higiene, cortar as unhas das crianças, evitar roer unhas, além de ferver as roupas das pessoas infectadas para impedir que seus ovos contaminem outras pessoas, pois eles podem ficar até 3 semanas no ambiente podendo ser transmitido para outras pessoas.
**Fazer a criança lavar as mãos após o contato com animais caseiros.
Também é importante lavar as mãos sempre que for preparar alimentos, e após o uso de vaso sanitário. Desta forma, além da enterobiose, diversas outras infecções por vermes, amebas e bactérias podem ser evitadas.
LAVAR SEMPRE AS MÃOS
LAVAR SEMPRE O VASO SANITÁRIO
TRATAMENTO
O tratamento da oxiuríase é simples e deve ser feito preferencialmente em todas as pessoas que moram na mesma casa.
As opções mais usadas para tratar a oxiuríase seu médico pode indicar
A taxa de cura com estes esquemas é elevadíssima, acima de 95%. Entretanto, se as pessoas que moram na mesma casa não forem também tratadas, o risco de reinfecção é alto.
» Também de forma a prevenir reinfecções, roupas de cama, toalhas, cuecas, calcinhas e pijamas devem ser lavados e trocados diariamente por pelo menos 2 semanas.
» Brinquedos devem ser lavados a cada 3 dias por pelo menos 3 semanas.
» As unhas devem ser cortadas bem rente para dificultar a deposição de ovos entre as mesmas durante o ato de coçar o ânus.
» Como o verme costuma colocar seus ovos durante a noite, tomar banho e lavar a região perianal de manhã, assim que acordar, ajuda a eliminar esses ovos, diminuindo o risco de surgimento de uma nova geração de vermes dentro de 3 semanas.
» Também é importante lavar bem as mãos antes de cada refeição e após qualquer evacuação.
FONTES: Tua Saúde
INFORMAÇÃO DA AUTORA
Marcela Lemos - BIOMÉDICA
Formada pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017. Possui habilitação em análises clínicas e experiência em biossegurança e controle de infecção.
E Aí, Gostou De Descobrir sobre Enterobiose?
Então, que tal prevenir sua saúde e das crianças e marcar uma consulta com nosso Clínico Geral hoje mesmo? A saúde de todos agradece!
Você pode marcar um horário de forma muito mais prática e fácil.
Entre em contato conosco e Agende sua consulta: 3502-0455
ATENÇÃO: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clínica Popular também é Cultura !!
CURTA NOSSO BLOG E COMPARTILHE
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/
Médicos de Diversas Especialidades Com PREÇOS POPULARES.
https://www.facebook.com/fisiodani/
TÉCNICAS DE FISIOTERAPIA
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/p/tecnicas.html
HORÁRIO DOS MÉDICOS
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/p/horarios.html
DICAS DE LEITURA
FRUTAS E NUTRICIONISTA
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/10/frutas.html
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA E
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/11/alimentos-ricos-em-vitamina-e.html
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA D
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/11/alimentos-ricos-em-vitamina-d.html
O CÁLCIO
https://danifisioterapiapopular.blogspot.com/2019/11/o-calcio.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário