quinta-feira, 21 de novembro de 2019

ORTOPEDIA


O QUE É ORTOPEDIA GERAL?

A ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos, articulações, enfim, elementos relacionados ao aparelho locomotor. A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.


O QUE FAZ UM ORTOPEDISTA?

O Ortopedista é o profissional da medicina especializado no diagnóstico e tratamento de lesões e disfunções no sistema locomotor, ou seja, nos músculos e ossos das mãos, braços, pés, pernas, coluna, quadril, etc.

A ortopedia é a especialidade médica que cuida da saúde relacionadas aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações. 

A traumatologia é a especialidade médica que lida com o trauma do aparelho músculo-esquelético.

A ortopedia se disseminou como um ramo da medicina na época romana, onde se desenvolveu métodos cirúrgicos de se consertar fraturas.

No Brasil as especialidades são unificadas, recebendo o nome de "Ortopedia e Traumatologia" e também a especialidade da odontologia intitulada cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial que, por sua vez, cuida do complexo bucomaxilofacial, propriamente dito. Na Fisioterapia a área de fisioterapia ortopédica é a que cuida da avaliação e tratamento das disfunções envolvendo o sistema músculo-esquelético.

Existem diversas doenças ósseas que independem do trauma, como o câncer ósseo, luxações congênitas e deformidades ósseas que necessitam de tratamento médico. 

As hérnias de disco, causadoras de dores intensas na coluna, podem ser operadas tanto por ortopedistas como por neurocirurgiões, dependendo de sua formação.

O aumento da velocidade de locomoção do ser humano trouxe também o trauma, considerada uma doença, ao contrário do antigo termo utilizado, que era "acidente".

Outro importante campo de atuação da especialidade é na área do esporte, onde temos as lesões esportivas com características próprias de cada esporte em particular (um gesto, uma lesão). 

As lesões decorrentes das atividades esportivas envolvendo o sistema músculo-esquelético de modo geral envolvem os músculos, tendões, cápsula e ligamentos articulares e os ossos nos mais diversos graus de comprometimento, afastando o atleta de suas atividades esportivas por tempo determinado, de acordo com a gravidade da lesão.

Um acidente de trânsito terrestre, aéreo ou mesmo doméstico pode acarretar fraturas ósseas complexas, com perdas sanguíneas importantes. 

As fraturas podem ser "fechadas", isto é, houve uma fratura mas a parte fraturada não se comunicou com a parte externa, sendo por isso considerada uma fratura limpa e que pode ser alinhada e mantida imobilizada com gesso. Outro tipo de fratura é a "exposta", que ocorre quando a fratura tem alguma comunicação com o meio exterior. 

Um exemplo seria um fêmur fraturado que rasgasse a pele e aparecesse do lado de fora da perna.

Embora a traumatologia ortopédica pareça ser o estudo de todo tipo de trauma, ela lida apenas com as lesões ósseas e musculares tendinosas dos membros superiores, inferiores, bacia e coluna.

» O trauma abdominal é avaliado pelo cirurgião geral; 


» O trauma craniano pelo neurocirurgião; 

» O trauma de tórax é avaliado pelo cirurgião do trauma ou cirurgião torácico. 

Erro muito comum é o encaminhamento de vítimas de trauma torácico e facial para o ortopedista, o qual trata do esqueleto axial (coluna) e membros. 

Se estiver com dúvidas, doenças ou fraturas (Ossos e músculos) consulte nosso ortopedista. 


QUAIS SÃO AS DOENÇAS ORTOPÉDICAS?

Principais Doenças Ortopédicas e Reumáticas. 



Osteoartrite
A osteoartrite, antes conhecida como osteoartrose ou simplesmente artrose, corresponde a um grupo de problemas que resulta em alterações anatômicas, com consequentes repercussões nas juntas (articulações), principalmente em joelhos, quadris, mãos e coluna vertebral.

Algumas vezes, apenas uma única articulação (junta) é comprometida, mas em outras situações, poucas ou muitas delas podem ser afetadas ao mesmo tempo e com intensidades diferentes.

A osteoartrite primária manifesta-se, especialmente, em articulações que suportam maior peso e nos dedos das mãos das pessoas com idade mais avançada. 

Caracteriza-se por dor articular latejante durante o movimento e ao suportar peso. Quando a enfermidade avança, a dor torna-se mais intensa e é de predomínio noturno. Pelas manhãs e depois de um período de inatividade, é apresentado rigidez articular, que diminui em poucos minutos. 

Ao exame físico há a diminuição da amplitude de movimentos, dor local a palpação e a presença de osteófitos indolores. 

Pode surgir sem uma causa aparente, sendo então considerada primária ou idiopática (sem causa conhecida) ou ter um fator identificado que favoreça seu aparecimento (fator predisponente); é a chamada osteoartrite secundária.

Além de provocar dores, sensações de rigidez e edema (inchaço), a osteoartrite pode ocasionar limitações funcionais, tais como: perda de movimentos, deformidades e incapacidade total do membro, de acordo com a articulação atingida. 

A maioria das pessoas acima de 65 anos e cerca de 80% daquelas que já passaram dos 75 anos acabam sofrendo dessa enfermidade.

Diversas condições têm sido relacionadas como agentes causais de osteoartrite secundária, particularmente as doenças metabólicas, distúrbios anatômicos, traumas, artrites e infecções.

Homens e mulheres que apresentam fatores de risco para o desenvolvimento da osteoartrite são os que estão mais expostos a essa doença. 

Tais fatores podem atuar por meio de vários mecanismos básicos:

» Hereditariedade 
A herança genética é um importante componente na causa da osteoartrite, particularmente na sua forma poliarticular, em que são afetadas várias articulações. Ou seja, as pessoas que têm parentes com osteoartrite generalizada apresentam maior risco de desenvolver a doença.

» Obesidade 
O excesso de peso corporal pode estar associado com o desenvolvimento de osteoartrite nos joelhos em ambos os sexos. 

Entretanto, sua relação com a osteoartrite de quadril ainda é discutível. De qualquer maneira, a sobrecarga de peso acentua a dor nas articulações dos membros inferiores e da coluna lombar.


E Aí, Gostou De Conhecer Mais Sobre Ortopedia ? 

Então, que tal prevenir as dores e marcar uma consulta com esse especialista hoje mesmo? A sua saúde agradece!

Você pode marcar um horário com nosso Ortopedista de forma muito mais prática e fácil. Entre em contato conosco e Agende sua consulta: 3502-0455 

Atenção: O material neste Blog é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

MENSAGEM DE RODAPÉ:
Dani Fisio Clinica Popular também é Cultura 

Curta nosso Blog e compartilhe.

Acesse nosso Facebook 
Médicos de Diversas Especialidades Com PREÇOS POPULARES.

Conheça Aqui: Técnicas de Fisioterapia 

Confira os Horários dos Médicos 

DICAS DE LEITURA 

TENDINITE

ARTROSE TEM CURA

ARTRITE E ARTROSE COMO DIFERENCIAR







Nenhum comentário:

Postar um comentário